CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: ABORDAGEM EM TORNO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Brain Tachiua Universidade Licungo – Moçambique/ Universidade do Minho, Portugal
  • Machaia Mualaca Universidade Licungo – Moçambique/Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)

Resumo

O presente artigo intitulado “Currículo e Avaliação: Abordagem em torno do Sistema de Avaliação do Ensino Secundário Geral em Moçambique” com o objetivo de apresentar outras formas de avaliação para o Ensino Secundário Geral, no sentido de diversificar os instrumentos de avaliação, e se recorreu aos métodos bibliográfico e de análise de conteúdos para a materialização do artigo. Os instrumentos propostos no PCESG são os portfólios, visitas de estudo, trabalhos de pesquisa, relatórios, debates, seminários, palestras, etc, isto no sentido de não se limitar a atividade avaliativa aos “tradicionais” testes/provas escritas, que muitas vezes não refletem o real progresso dos alunos. Por isso, para o sistema avaliativo do Ensino Secundário Geral moçambicano sugere-se a diversificação dos instrumentos de avaliação para permitir que os alunos tenham maior participação na mobilização, pesquisa e articulação de conhecimentos e sejam capazes de construir reflexões próprias.

Palavras-Chave: Currículo, avaliação e ensino secundário geral moçambicano.

Biografia do Autor

Brain Tachiua , Universidade Licungo – Moçambique/ Universidade do Minho, Portugal

Docente e pesquisador da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo – Moçambique. Doutorando em Ciências da Educação na Especialidade de Literacias na Universidade do Minho – Portugal.

Machaia Mualaca, Universidade Licungo – Moçambique/Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)

Docente e pesquisador da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo – Moçambique. Doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Downloads

Publicado

2020-07-30