A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO COMO AGENTE POTENCIALIZADOR DE NOVAS PAUTAS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO. UM DIÁLOGO ABERTO. UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO

  • Shyrlei Guitério Calmon Du Pin Universidade Estácio de Sá – UNESA / RJ

Resumo

Este ensaio buscou investigar a Sociedade do Conhecimento como agente potencializador de novas pautas entre as instituições de Ensino Superior e o mercado de trabalho. Adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia para refletir sobre o emergente cenário observado na tessitura das relações entre o ensino e o trabalho. Vínculos que atravessam os séculos e sofrem transformações ao longo da história. Testemunha-se uma transformação significativa do mercado de trabalho. A mão de obra operária, com seus movimentos repetitivos, da era industrial, é esvaziada pelas exigências decorrentes das novas linhas produtivas que desenham na atualidade. A transição acelerada entre o mundo concreto, industrial para o domínio do imaterial, do intangível, obriga a formação de um novo perfil de profissional, e, igualmente, exige uma revisão nas práticas de ensino. As universidades como espaços de trocas de saberes e experiências devem estimular a formação de sujeitos mais críticos e mais reflexivos, capacitados para o jogo competitivo do mercado global. O novo capitalismo cobra uma mão de obra, cada vez mais, especializada, inovadora e flexível. Razões que fortalecem a necessidade de uma relação dialógica entre as instituições de Ensino Superior, o mercado de trabalho e a sociedade. Um diálogo aberto, que não se encerra com pequenas conquistas. Um diálogo plural que contemple múltiplas vozes. Um diálogo que busque amalgamar saberes para a compreensão das novas pautas que emergem na Sociedade do Conhecimento que revelam, apressadamente, transformações sociais, culturais, econômicas e políticas. Um desafio contemporâneo.

Palavras-chave: sociedade do conhecimento, ensino superior, mercado de trabalho, globalização, avanços tecnológicos.

Biografia do Autor

Shyrlei Guitério Calmon Du Pin , Universidade Estácio de Sá – UNESA / RJ

Doutoranda em Ciencias Empresariales y Sociales pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Universidade Estácio de Sá. MBA em Marketing, Coppead, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Mídias Digitais, Universidade Estácio de Sá. Especialista em Workshop Integrated Brand Communications, McCann-Erickson Worldgroup e em  Total Branding, J.W. Thompson. Graduada em Comunicação Social. Professora de Pós-Graduação e Graduação da Universidade Estácio de Sá - UNESA / RJ, desde 2004. 

 Universidade Estácio de Sá – UNESA / RJ. Endereço:  Rua Marlo da Costa e Souza, nº135; aptº606 – bl.2, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ –    CEP. 22790-735; Telefone.: (21) 98667-2710.

Publicado
2020-07-30