O AVANÇO DE GRANDES CORPORAÇÕES EDUCACIONAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Palavras-chave: Formação de professores, mercantilização, educação básica

Resumo

Este artigo busca trazer reflexões à cerca do avanço de grandes corporações educacionais sobre a formação de professores no Brasil apresentando como as políticas educacionais contribuem para o sucesso deste negócio. Pretende descrever o perfil e os interesses de uma das maiores empresas educacionais do mundo e abordar quais os possíveis impactos para o projeto de Educação que se pretende no Brasil, tendo essa realidade como regra geral e não como exceção. Os resultados do estudo apontam que a Educação está se tornando um negócio lucrativo, por isso o investimento de grandes corporações no meio educacional. Além do Ensino Superior, estas instituições têm uma abrangência na área da Educação que perpassa a Educação Básica, com escolas que atendem alunos desde a pré-escola até o Ensino Médio e o Ensino Superior, incluindo-se aqui a formação inicial de professores, bem como cursos livres e preparatórios, o que inclui formação continuada e Pós-graduação.

Publicado
2019-01-04
Seção
Artigos