DESCRIÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS DIRECTORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR EFICAZ NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

Autores

  • Atalvina António Uate Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Inocente Mutimucuio Universidade Pedagógica de Moçambique

Palavras-chave:

Gestão, gestão eficaz, eficácia escolar

Resumo

O presente artigo tem como tema “Descrição das Concepções dos Directores
sobre Gestão Escolar Eficaz, nas Escolas Primárias da Cidade do Maputo.” A escolha do
tema parte do pressuposto de que a eficácia escolar está relacionada com a gestão escolar
eficaz e que por sua vez, esta estaria influenciada pelas concepções dos directores sobre
a gestão escolar eficaz. O estudo parte da análise das abordagens da gestão, gestão eficaz
de Hollender e Wegner, nos modelos de eficácia escolar de Murillo, nas características
das escolas eficazes de Edmonds, bem como do modelo ecológico de abordagem das
concepções de Bronfenbrenner para a construção dos instrumentos de pesquisa. A
amostra do estudo é composta por 29 directores e 458 professores de 29 Escolas Primárias
Completas da Cidade de Maputo.Este estudo foi apresentado em 2015 como dissertação
de Mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-13