PERCEPÇÃO INICIAL DOS ALUNOS INGRESSANTES EM LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM – IEAA, A RESPEITO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Alexandre Leite dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Mizael Pedersoli Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Lucas Santos Cardoso Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alexssandro Beleza Carvalho Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Educação, Formação, Licenciatura, Iniciação científica

Resumo

Na universidade o aluno terá o primeiro passo para desenvolver uma identidade independente e também irá obter um senso crítico científico. Muitos desses novos universitários ingressam nas instituições sem saber o que o curso que escolheram representará na sua vida profissional, não possuem uma noção de senso crítico científico, e acabam abandonando o curso sem ter a oportunidade de entender ou vivenciar a vida cientifica acadêmica. O presente trabalho tem com proposito central investigar a percepção inicial de alunos ingressantes nos cursos de licenciatura na UFAM/IEAA Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá-AM a respeito da Iniciação Científica. Esta pesquisa busca demonstrar se os alunos têm compreensão de quais os ganhos que a IC oferece para a construção de sua identidade profissional. A metodologia aplicada na pesquisa foi qualitativa e quantitativa, dando enfoque nas percepções que os licenciandos possuem do contexto de iniciação científica em sua formação acadêmica tanto profissional quanto pessoal. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas aplicado aos discentes do 2º período dos cursos oferecidos pela instituição. A maioria dos entrevistados demonstrou conhecer e entender o que é IC, porém alguns demonstram uma visão equivocada desse processo. Há um encorajamento à participação em projetos de IC. A grande maioria considera importante para afirmação acadêmica a adesão a IC durante a graduação. Mas afirmam ser necessária uma maior divulgação para que mais alunos possam participar destes projetos e programas. Já que muitas vezes essa informação não é oriunda da instituição em si.

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Publicado

2018-08-13