A PESQUISA IMPLICADA DE INSPIRAÇÃO FENOMENOLÓGICA PARA ESTUDOS IN SITU DE/COM SUJEITOS SOCIAIS DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Autores

  • Damião Rocha Universidade Federal de Tocantins - UFT
  • Marcos Maia Universidade Federal de Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Etnopesquisa, pesquisa em educação, diversidade sexual e de gênero

Resumo

Durante o último quadriênio temos realizado e orientado pesquisas no mestrado em educação
sobre diversidade sexual e de gênero. Essas pesquisas têm as autorias de (as) pesquisad@ras na grande
maioria formada de pessoas LGBTQ. Por suas “posições de sujeito”, muitas del@s são militantes,
engajadas nos movimentos sociais e, portanto, participantes, implicados (as) com seus objetos de pesquisa.
Para dar sentido e significado a esses sujeitos sociais temos orientado que el@s escrevam seu memorial e
apresente na introdução da dissertação, demonstrando sua implicação. A partir dessa experiência temos
trabalhado com uma fundamentação em pesquisa em educação que refende nossos atos de pesquisa, e nesse
sentido a fenomenologia tem sido concebida por nós como uma perspectiva de pesquisa que ancora esse
envolvimento dos sujeitos de pesquisa. Neste texto compreendemos a etnopesquisa-formação como crítica
ao positivismo comteano, durkheimiano e weberiano e os etnométodos como ação social que dão sentido
ao mundo. A etnopesquisa crítica afirma que a prática do fazer/construir conhecimentos e saberes não está
separada do seu contexto de manifestação e ambas podem auxiliar no processo de construção e emancipação
dos saberes e dos sujeitos.

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Publicado

2018-08-13