CONHECENDO O HISTÓRICO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM HUMAITÁ/AM

Autores

  • Eliane Acácia da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Jusiany Pereira da Cunha dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Inclusão, Salas de Recursos, Alunos com Deficiência

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi conhecer como surgiu o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas públicas no município de Humaitá-Amazonas. Relatando um breve histórico das lutas das pessoas com deficiência no Brasil, o que é AEE, o que é SRM, as principais dificuldades encontradas nos lócus da pesquisa, o que privilegia a aprendizagem desses alunos após a criação do AEE. Dessa maneira, os objetivos almejam explicar sobre políticas que resultaram na conquista da sala de recursos multifuncionais como serviço prioritário para a política educacional brasileira para as pessoas com deficiência em nosso município. Uma trajetória de lutas em favor do direito à cidadania e a educação. Para entender o processo de aprendizagem das pessoas com deficiências, a pesquisa traz algumas referências bibliográficas como: MAZZOTA (2005), JANNUZI (2004), GÓES (2007), ROPOLI (2010), MANTOAN (2005), Leis e documentos como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Constituição (1988), Declaração de Salamanca (1994), Resolução CNE/CEB 2/2001, Portaria Normativa nº- 13, de 24 de abril de 2007, Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Tem como abordagem a pesquisa qualitativa baseada nos estudos de Gonsalves (2007) e outros autores utilizados na metodologia como RODRIGUES (2007) e RUIZ (2006). A partir disso, segue a definição dos procedimentos metodológicos, tanto o instrumento de pesquisa quanto o público-alvo são apresentados, na análise e nos resultados da pesquisa precedendo as considerações finais. A pesquisa envolveu duas escolas, três professores. Os resultados constataram oferta do AEE de modo substitutivo pois antes já existia um atendimento especializado chamado Sala Especial na década de 90 e falta de mais implantação de SRM tanto em escolas municipais, como em escolas estaduais. A pesquisa tende a contribuir o compartilhamento de experiências e compreensão da educação das pessoas com deficiência em nosso município.

Downloads

Publicado

2018-08-13