A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES

Autores

  • Atália Maria Fernando Saíde Mondlane Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Ornila Domingos Verol Sande Liasse Universidade Pedagógica de Moçambique

Palavras-chave:

Qualidade, Educação, Organizações aprendentes, Escola

Resumo

Discussões sobre qualidade na educação têm tomado lugar de destaque em fóruns nacionais e internacionais. É relativamente a esta questão que o presente estudo discute os pressupostos básicos das organizações aprendentes para o alcance da qualidade na educação. Inicialmente são abordados conceitos sobre educação, e qualidade organizações aprendentes e, de seguida, é apresentada uma abordagem sobre a qualidade da educação nas escolas do ensino básico em Moçambique. Tendo em vista a complexidade da temática, através de pesquisa bibliográfica, são debatidos aspectos ligados as dimensões intrínsecas (intra-escolares) e extrínsecas (extra-escolares) sobre qualidade da Educação assim como as dimensões da qualidade na educação propostos pela Unicef. De igual forma, faz analogia entre as cinco disciplinas expressas por Peter Senge no tocante a construção de organizações aprendentes sob uma direcção prospectiva para o futuro. Sem descorar que a tarefa de prover educação é, por um lado do Estado e, por outro da família, sendo das duas em sincronia, a pesquisa aduz o papel dessas instituições sociais no tocante ao compartilhamento de suas responsabilidades neste processo. Desta forma, aponta a importância da rede de relações entre o Estado, representado pela escola, e a família em prol do comprometimento por uma educação de qualidade.

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Publicado

2018-08-13