UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Epistemologia, Matemática, Contribuições, Prática, EnsinoResumo
Este texto faz uma reflexão acerca do conceito de epistemologia, embasado na fala de autores como Japiassu, Bachelard, Habermas, dentre outros, e busca contribuir de forma a esclarecer a importância e finalidade da epistemologia da matemática para a educação pautado no pensamento dos distintos autores que forneceram subsídios para o desenvolvimento desse estudo. A partir da constatação do surgimento e do desenvolvimento da epistemologia da matemática, este artigo discute as seguintes questões: Do que trata a epistemologia? Como surgiu e como se expande, em particular, a epistemologia da matemática? Quais seriam suas possíveis contribuições para o aperfeiçoamento na prática docente? Inicialmente, é empreendido um breve panorama da epistemologia geral e suas linhas epistemológicas para em seguida identificar as origens da epistemologia da matemática, seus desenvolvimento e desdobramentos mais significativos, culminando com a apresentação de algumas reflexões sobre sua importância para o ensino da matemática e prática docente.