A EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A CIÊNCIA

Autores

  • Adriana Lúcia Leal da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rosenir de Souza Lira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Ciência, Educação Física, Epistemologia, Pesquisa

Resumo

Educação Física como área de conhecimento que trata da cultura corporal, produzida no processo histórico pelos sujeitos em movimento, é resultante das manifestações sociais dos seres humanos, dentre essas, a ciência (SOUZA, 2011). Na escola ela representa um espaço de reflexão e construção de conhecimentos relacionados ao corpo que se movimenta, cabendo a nós, profissionais da área, atuarmos como agentes de transformação através da reflexão e ação com autonomia e liberdade de pensar e agir. No entanto, para que ela se caracterize como disciplina escolar nas políticas educacionais e nas instituições de ensino, é necessário mostrar sua representatividade e importância na formação do educando no cotidiano durante todo o período escolar, assim como, é importante ficarmos atentos e refletirmos como estamos encaminhando o nosso trabalho com o conhecimento, pois revelamos por meio da nossa prática docente. Diante desse cenário, o presente trabalho buscou analisar o papel da educação física no contexto escolar enquanto disciplina e sua relação com a ciência. O percurso metodológico realizado foi uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa sobre a importância e papel da Educação Física enquanto disciplina escolar baseado nos PCN’s (1998), LDB (1996). Portanto, através deste estudo, pode-se identificar que a Educação Física se encontra em uma etapa importante de seu processo de constituição como área de conhecimento, porém, percebe-se que é preciso buscar sua legitimação como disciplina necessária e indispensável feita na ação docente diária.

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Publicado

2018-08-13