EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA SOCIAL: O CASO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM FAVOR DOS ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

educaçao inclusiva; baixa visao; formaçao de professores; extensão universitaria

Resumo

Considerando tendências e padrões subjacentes ao tema tomamos como ponto de partida a seguinte questão: - “Como produzir extensão universitária inclusiva para estudantes com baixa visão?”(Problematica).Neste sentido, o presente artigo aponta resultados, mapeia potencialidades e desafios no que se refere as relações entre educação inclusiva, práticas de extensão e formação docente no Brasil. (Problematica). De base exploratória, tal estudo de caso aventa debate acerca da primeira oficina sobre acessibilidade e baixa visão, capitaneada pelo Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-Critica (GEPHC), sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Para a sistematização dos dados, utiliza-se da análise de vídeo e da pesquisa bibliografica ilustrada também pela identificação, levantamento e  exploraçao documental, considerando como fontes primárias o Relatório Geral, apresentado a Pró-reitora de Extensão/2022, e o Caderno de Resumos (2022) do evento supracitado (Metodologia). A prevalência de baixa acuidade visual requer manutenção de diagnóstico precoce, e luta contínua pelo cuidado e atenção à saúde, e assistência de um modo em geral.Neste sentido este relato de experiencia de uma lado elucida a importância da socialização de protocolos de adaptação de materiais para usuários com baixa visão por outro lado revela que a universidade trata-se de um lócus responsável pelo fomento e difusao de tecnologias sociais e sobretudo pela valorizaçao de mecanismos fundamentais de apoio às políticas públicas comprometidas com a educaçao inclusiva especializada e a redução das desigualdades sociais no país.

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Biografia do Autor

Rosimeri da Silva Pereira, UNIRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutorado em Historia da Educação pela UNICAMP (2013). Graduada em Pedagogia (2000) e Mestre em Educação (2005) pela - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atua nas seguintes áreas: FUNDAMENTOS TEORICO-PRATICOS DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES,DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, POLITICAS EDUCACIONAIS, PENSAMENTO EDUCACIONAL,PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Jeanne Barros Antunes, ISERJ

Graduada em Letras Português e Literaturas (UNESA); Mestre em Letras Ciências Humanas (UNIGRANRIO); Especialista em Educação Inclusiva (UGF); Professora de Educação Especial (ISERJ);

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Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

SEÇÃO 1 - INTERIORIZAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO