VIOLÊNCIA DISCURSIVA CONTRA PROFESSORES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, ANÁLISE DE DADOS ACERCA DA VIOLÊNCIA DISCURSIVA NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Autores

  • Kelvin Oliveira do Prado Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira UESB https://orcid.org/0000-0003-4094-6741

Palavras-chave:

Linguagem, Professores, Educação

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as publicações nacionais e internacionais a respeito da violência discursiva, isto é, da linguagem, contra professores da educação básica, tendo apoio na Análise Temática (AT), com foco em resumos e referências dos trabalhos analisados, dada a abrangência das pesquisas com a finalidade de identificar se o foco estava relacionado aos professores ou, de alguma maneira, ao cenário escolar. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) qualitativa e desenvolvida a partir de artigos científicos, teses e dissertações para responder à pergunta de pesquisa de tese de doutorado: como ocorre a violência discursiva contra professores? As buscas foram feitas nas plataformas Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Identificou-se 02 trabalhos, incluindo-se um escopo de dissertações e artigos, os quais dissertam acerca da violência discursiva contra professores, isso no âmbito nacional; mas há trabalhos em língua inglesa que abordam o fenômeno na escola, não necessariamente categorizando os professores. Entende-se que há uma necessidade de trabalhos que abordem tal temática, tendo em vista o alto número de produções em outros idiomas com menos foco na figura docente, somada a uma quantidade escassa em língua portuguesa.

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Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

SEÇÃO 1 - INTERIORIZAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO