ÂNGULO ENTRE DOIS VECTORES NA 10.ª CLASSE
Resumo
O estudo dos ângulos entre dois vectores é fundamental em diversas áreas da Matemática e suas aplicações. Através do produto escalar é possível determinar o ângulo entre dois vectores, uma operação que auxilia na compreensão das relações geométricas em diferentes dimensões. Este trabalho apresenta no decorrer do texto, uma revisão teórica e metodológica sobre a temática, resultante da observação de uma aula na 10.ª classe do Instituto Politécnico do Sumbe, na Província do Cuanza Sul, em Angola, no Ano lectivo 2023/2024. A aula foi transmitida com uma certa insegurança, devido a falta de preparação didáctico-pedagógica consubstanciada na não utilização dos recursos didácticos disponíveis. O objectivo desse estudo é aprofundar a prática do cálculo do ângulo entre dois vectores por meio de uma metodologia de estudo do tipo qualitativa, com enfoque descritivo. Espera-se mediante uma revisão bibliográfica, melhorar as aplicações desse conceito em áreas práticas como física, engenharia e computação gráfica.
Palavras-chave: Ângulos. Geometria plana. Vectores.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Caposso, P. A. (2016). Formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática em Angola. Luanda: Editora da Universidade Agostinho Neto.
Lima, A. P., & Lobo, C. A. (2017). Vectores e geometria analítica: uma introdução ao espaço euclidiano. São Paulo: Editora Universitária.
Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez Editora.
Mário, J. S. (2018). A educação Matemática em Angola: Desafios e perspetivas para o século XXI. Benguela: Instituto Superior de Ciências da Educação.
Merriam, S. B. (2009). Qualitative research: A guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass.
Neto, A. & Silva, R. (2020). O ensino da Matemática em Angola: Práticas e perspectivas futuras. Luanda: Editora Nova Angola.
Santos, C. (2021). A importância da formação contínua de professores de Matemática em Angola. Luanda: Editora Educação e Futuro.
Silva, R. J., & Martins, F. T. (2018). Aplicações do produto escalar na física e computação gráfica. Rio de Janeiro: Editora Técnica.
Aquino, O. F. (2016). Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov. Educação Unisinos, 20(2), 234-244.
Konga, M., & Nzau, D. K. (2023). Ensino-aprendizagem de Matemática no âmbito de estratégias construtivistas no ensino secundário angolano. Recima 21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 4(7), e473440-e473440.
Winterle, P., & Steinbruch, A. (2000). Geometria analítica. Makron Books, 2ª Edição São Paulo.