Formação continuada para professores a Educação Infantil: evidências em produções sobre a temática em questão
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar evidências sobre a formação continuada de professores da Educação Infantil em pesquisas publicadas no período de 2010 a 2022. O estudo de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, foi em busca de resposta para o seguinte problema: O que as pesquisas indexadas na Base de Dados de Teses e Dissertações evidenciam sobre formação continuada de professores da educação infantil? A leitura flutuante foi a base para a identificação dos resultados evidenciados sobre a temática em questão. Dos dez trabalhos selecionados os resultados demonstraram que as pesquisas identificam uma conexão entre a formação continuada e a melhoria da qualidade do ensino, ressaltando a importância do desenvolvimento profissional como fator-chave para a promoção de práticas pedagógicas significativas. Também refletem a diversidade de formas e modelos de formação continuada, que vão desde oficinas e cursos até programas de mentorias e redes de apoio. Os estudos também indicam a necessidade de maior articulação entre as políticas públicas e as práticas formativas oferecidas para garantir que os professores tenham acesso a oportunidades de formação que realmente atendam às demandas do contexto educacional contemporâneo.
Palavras-chave: Formação continuada; Professores; Educação Infantil.
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