A IMPLEMENTAÇÃO PROJETO DE VIDA E ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Reformas educacionais, Novo Ensino Médio, Educação pública, Qualidade de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte das reformas que ocorreram ao longo da história da educação brasileira, discutindo as principais influências e interesses de políticas públicas e setores privados dando ênfase a partir do Governo Temer em 2016 por meio da aprovação da Medida Provisória (MP 746/2016) e da consolidação em 2017, na Norma Federal do país 13.415, de 2017, onde consolidou a (BNCC) como documento para o novo ensino médio. O objetivo geral é analisar a implementação do projeto de vida no novo ensino médio nas escolas públicas no município de Humaitá-AM. Como embasamento teórico recorreu-se a diversos autores que descreveram sobre o tema como: Alves, Silva e Jucá (2022), Coscione (2021), Navarro, Oliveira e Silva (2020), Santos e Gontilo (2020). Esta pesquisa possui caráter qualitativo, onde desenvolveu-se uma revisão de literatura para obter uma noção mais ampla sobre a temática, posteriormente realizou-se entrevistas com professores que atuam com os itinerários formativos em específico projeto de vida para obter informações do panorama atual de ensino nas escolas estaduais no município de Humaitá-AM que atendem a estrutura do novo ensino médio. Os resultados encontrados apontam que a estrutura do novo ensino médio é resultado de uma reforma política a partir da aprovação de medida provisória visando interesses empresariais, almejando mão de obra de imediato ao mercado de trabalho através de cursos técnicos. A nova organização também privilegiou o setor privado e prejudicou estudantes do setor público, dando indicativo de aumento nas desigualdades no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arinelson Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Viviane Vidal da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ecologia, Universidade de São Paulo, USP. Professora Associada na Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Referências

ALVES, Paula Trajano de Araujo; SILVA, Solonildo Almeida da; JUCÁ, Sandro César Silveira. O percurso histórico do ensino médio brasileiro (1837-2017). Revista Contemporânea de Educação, v. 17, n. 39, p. 1-20, 2022. DOI: 10.20500/rce.v17i39.45994. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/45994. Acesso em: 22 mar. 2024.

BATISTA, Eraldo Carlos; MATOS, Luís Alberto Lourenço de; NASCIMENTO, Alessandra Bertasi. A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 11, n. 3, p. 23-38, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17910. Acesso em: 22 ago. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.

BRASIL. Decreto-Lei n. 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Dispõe sobre a reestruturação do ensino industrial no Brasil e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jan. 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 22 set. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 05 jul. 2024.

BRASIL. Medida Provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 set. 2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em: 22 out. 2024.

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contextualização histórica e pressupostos pedagógicos. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.

CARDOSO, Maria José Pires Barros; LIMA, Francisca das Chagas Silva. A contrarreforma do ensino médio: retrocessos e intencionalidades. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 23, n. 38, jan./jul. 2018. Disponível em: https://comunicata.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7521/pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

CÁSSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 285–293, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620. Acesso em: 22 jun. 2024.

COSCIONE, Vinicius. Teoria compreensiva dos projetos de vida: contributos para a educação básica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 22, n. 2, p. 241-253, jul./dez. 2021. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902021000200011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 mai. 2024.

DUARTE, Luciano Rodrigues. Juventude(s), itinerários formativos e projetos de vida: entre reformas e textos/documentos curriculares do Ensino Médio brasileiro (1990–2018). 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/12097. Acesso em: 25 mai. 2024.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Educação & Sociedade, v. 39, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018180028. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2024.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Novo Ensino Médio na prática. Retratos da Escola, [S.L.], v. 16, n. 35, p. 267-283, 15 set. 2022. Confederacao Nacional dos Trabalhadores em Educacao (CNTE). http://dx.doi.org/10.22420/rde.v16i35.1569. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1569. Acesso em: 9 jun. 2024.

KOEPSEL; Eliana Cláudia navarro, GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A Tríade da Reforma do Ensino Médio Brasileiro: LEI Nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. EDUR • Educação em Revista, [S.L.], v.36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WzZ7F8ztWTshJbyS9gFdddn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28 mai. 2024.

LIMA; Rodrigo da Costa, ZANELATTO; João Henrique. O Novo Ensino Médio e o Itinerário Formativo da Educação Técnica e Profissional no Contexto Catarinense. SciELO Preprints, 2024 - DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6256. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6256. Acesso em: 22 mai. 2024.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019. DOI: 10.22420/rde.v13i25.963. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: 20 set. 2024.

NAKASONE; Tatiane Mayumi, Inovações Educativas na Dimensão de Currículo: Uma Proposta para Itinerário Formativo. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 33, p. A03 01–22, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11237441. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2402. Acesso em: 22 ago. 2024.

OLIVEIRA, Kelvin Rafael Rodrigues de. Reflexões acerca do Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul. Interritórios, [S.L.], v. 9, n. 18, p. 1, 7 jun. 2023. Universidade Federal de Pernambuco. http://dx.doi.org/10.51359/2525-7668.2023.254703. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/254703. Acesso em: 10 mai. 2024.

SANTOS, Miriane Feitoza dos. A lei nº 13.415/2017 no Estado do Amazonas: Projeto de Vida ou preparação para o mercado de trabalho?. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.

SANTOS; Kaliana Silva, GONTIJO; Simone Braz Ferreira, Ensino Médio e Projeto de Vida: Possiblidades e Desafios. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19–34, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 22 set. 2024.

SEDUC-AM. Projeto de Vida- Documento orientador, 2022. Disponível em: https://www.sabermais.am.gov.br/pagina/novo-ensino-medio-materiais-pedagogicos-2023. Acesso em: 15 ago. 2024.

SILVA, Márcia Maria dos Santos; ROCHA, Maria do Carmo Gomes da; DANTAS, Renata Cordeiro. A tríade da reforma do ensino médio brasileiro: Lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista, v. 40, e254703, 2023. DOI: 10.1590/0102-469820147258. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WzZ7F8ztWTshJbyS9gFdddn/. Acesso em: 22 ago. 2024.

SILVA; Marco Antônio Morgado da DANZA; Hanna Cebel, Projeto de Vida e Identidade: Articulações E implicações Para a Educação. Educação em Revista, [S.l.], n. 38, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 16 jun. 2024.

SILVA; Monica Ribeiro da; KRAWCZYK; Nora Rut; CALÇADA; Guilherme Eduardo Camilo, Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e271803, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JFWYthKGr3PzwN7QsqhfMqs. Acesso em: 05 mai. 2024.

SILVA; Tamires Silva da PASQUALLI; Roberta, SPESSATTO, Marizete Bortolanza. Desafios da Implementação do Novo Ensino Médio: o que dizem os Professores. Educação em Foco, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e28007, 2023. DOI: 10.34019/2447-5246.2023.v28.39210. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39210. Acesso em: 22 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

SEÇÃO 1 - INTERIORIZAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO