A IMPLEMENTAÇÃO PROJETO DE VIDA E ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
Palavras-chave:
BNCC, Reformas educacionais, Novo Ensino Médio, Educação pública, Qualidade de ensinoResumo
Este trabalho apresenta o recorte das reformas que ocorreram ao longo da história da educação brasileira, discutindo as principais influências e interesses de políticas públicas e setores privados dando ênfase a partir do Governo Temer em 2016 por meio da aprovação da Medida Provisória (MP 746/2016) e da consolidação em 2017, na Norma Federal do país 13.415, de 2017, onde consolidou a (BNCC) como documento para o novo ensino médio. O objetivo geral é analisar a implementação do projeto de vida no novo ensino médio nas escolas públicas no município de Humaitá-AM. Como embasamento teórico recorreu-se a diversos autores que descreveram sobre o tema como: Alves, Silva e Jucá (2022), Coscione (2021), Navarro, Oliveira e Silva (2020), Santos e Gontilo (2020). Esta pesquisa possui caráter qualitativo, onde desenvolveu-se uma revisão de literatura para obter uma noção mais ampla sobre a temática, posteriormente realizou-se entrevistas com professores que atuam com os itinerários formativos em específico projeto de vida para obter informações do panorama atual de ensino nas escolas estaduais no município de Humaitá-AM que atendem a estrutura do novo ensino médio. Os resultados encontrados apontam que a estrutura do novo ensino médio é resultado de uma reforma política a partir da aprovação de medida provisória visando interesses empresariais, almejando mão de obra de imediato ao mercado de trabalho através de cursos técnicos. A nova organização também privilegiou o setor privado e prejudicou estudantes do setor público, dando indicativo de aumento nas desigualdades no país.
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