Sequência didática com abordagem ambiental para o ensino de geometria espacial com apoio de tecnologias digitais

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, que visou integrar o ensino de Geometria Espacial com Educação Ambiental, utilizando tecnologias digitais e materiais reutilizáveis. A abordagem híbrida buscou promover a participação ativa dos alunos e personalizar o processo de aprendizagem, com foco na interação e no desenvolvimento individual e coletivo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio em uma instituição pública de Pau dos Ferros/RN, envolvendo 28 estudantes, por meio de uma sequência didática dividida em dois blocos temáticos. Foram planejadas e aplicadas 10 atividades, combinando métodos presenciais e virtuais, evidenciando resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Geometria; Educação Ambiental; Sequência Didática; Sala de Aula Invertida.

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Biografia do Autor

Edivanha Bezerra da Silva Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN/CAPF

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN/CAPF

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará, professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN/CAPF

Leocides Gomes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN/CAPF

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –UERN/CAPF

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Publicado

2024-08-12