Olimpíada Brasileira de Física: Análise das tipologias dos itens e dos conhecimentos mobilizados na resolução
Resumo
A Sociedade Brasileira de Física promove a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) desde 1989; para participar da OBF, os alunos da educação são inscritos via instituição de ensino. A literatura aponta que há uma demanda latente, no Ensino de Física do Brasil, em entender os conhecimentos avaliados, em exames de larga escala e em provas desse modelo. Este estudo aconteceu no âmbito de um projeto de Iniciação Científica Jr, com alunos do ensino médio, e teve como objetivos: identificar os conteúdos e os tipos de itens avaliados na OBF e analisar quais os conhecimentos os alunos mobilizaram na resolução das tarefas propostas nos itens. O objeto de análise deste estudo foi a prova da primeira fase da OBF 2019. Os objetos de conhecimento foram analisados com base nos documentos oficiais da OBF, e a tipologia dos itens, com base em categorias já definidas na literatura. Os aspectos da cognição envolvidos na resolução dos itens da OBF foram categorizados à luz da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), que apresenta uma proposta de classificação bidimensional cruzando uma dimensão do conhecimento com os processos cognitivos envolvidos na resolução da tarefa proposta. Após a análise e categorização dos itens, pôde-se observar maior presença da dimensão do conhecimento “procedural” e do processo cognitivo “aplicar”, possibilitando uma compreensão qualitativa da complexidade da prova.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física, Taxonomia de Bloom Revisada, Tipologia de Itens, Processos Cognitivos, Dimensões do Conhecimento.
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Referências
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