Olimpíada Brasileira de Física: Análise das tipologias dos itens e dos conhecimentos mobilizados na resolução

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Resumo

A Sociedade Brasileira de Física promove a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) desde 1989; para participar da OBF, os alunos da educação são inscritos via instituição de ensino. A literatura aponta que há uma demanda latente, no Ensino de Física do Brasil, em entender os conhecimentos avaliados, em exames de larga escala e em provas desse modelo. Este estudo aconteceu no âmbito de um projeto de Iniciação Científica Jr, com alunos do ensino médio, e teve como objetivos: identificar os conteúdos e os tipos de itens avaliados na OBF e analisar quais os conhecimentos os alunos mobilizaram na resolução das tarefas propostas nos itens. O objeto de análise deste estudo foi a prova da primeira fase da OBF 2019. Os objetos de conhecimento foram analisados com base nos documentos oficiais da OBF, e a tipologia dos itens, com base em categorias já definidas na literatura. Os aspectos da cognição envolvidos na resolução dos itens da OBF foram categorizados à luz da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), que apresenta uma proposta de classificação bidimensional cruzando uma dimensão do conhecimento com os processos cognitivos envolvidos na resolução da tarefa proposta. Após a análise e categorização dos itens, pôde-se observar maior presença da dimensão do conhecimento “procedural” e do processo cognitivo “aplicar”, possibilitando uma compreensão qualitativa da complexidade da prova.

Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física, Taxonomia de Bloom Revisada, Tipologia de Itens, Processos Cognitivos, Dimensões do Conhecimento.

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Biografia do Autor

João Paulo de Castro Costa , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Timóteo

Professor de Física no CEFET-MG, campus Timóteo. Está em doutoramento no Instituto de Educação pela Universidade de Lisboa na especialidade Didática das Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física, Avaliação de exames de Larga Escala e Olimpíadas Brasileiras de Física, Percepção e Análise dos Aspectos da Cognição mobilizados pelos Estudantes na resolução de tarefas de Física, Práticas Educativas com abordagem STEM, Formação de Professores em Práticas STEM, Progressões das Aprendizagens em Ciências.

Mirela de Castro Santos , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Timóteo

Professora de Física no CEFET-MG, campus Timóteo. Doutora em Física pela Universidade Federal de Viçosa. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em propriedades elétricas de filmes finos poliméricos, propriedades magnéticas de nanopartículas e, mais recentemente, em aços elétricos.

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Publicado

2024-08-12