O GARIMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO MADEIRA EM HUMAITÁ-AMAZONAS, BRASIL: BREVES CONSIDERAÇÕES
Resumo
Este trabalho abordou questões sobre a atuação do trabalho de garimpagem no Rio Madeira e destacamos a importância da educação ambiental. A atividade é praticada na Amazônia desde o século XVI. Tornou-se uma prática passada de pais para filhos e de geração para geração. Destacar a importância da educação ambiental para a população garimpeira. Avaliar a contribuição do garimpo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Humaitá-Am; Analisar as perspectivas dos garimpeiros com relação a consequência do uso frequente do mercúrio nas atividades do garimpo; avaliar suas implicações ambientais; investigar o grau de escolaridade, a faixa etária e as condições de trabalho dos garimpeiros do leito do rio Madeira, no município de Humaitá-Am, foram temas que percorreu esta pesquisa.
Downloads
Referências
BARROS, A. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de: Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BRUNDTLAN, Comissão. Comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento: o nosso futuro comum. Nova Iorque: Universidade de Oxford, 1987. Disponível em: Acesso em: 03 Jan. 2022.
PAJOLLA, MURILO. https://www.brasildefato.com.br/2021/12/02/como-o-garimpo-ilegal-dominou-o-rio-madeira-e-por-que-e-tao-dificil-acabar-com-ele.
CRPM. Perspectivas do Meio Ambiente do Brasil: uso do subsolo. Brasília, DF: Ministério de Minas e Energia, 2002. Disponível em: < www.cprm.gov.br>. Acesso em: 22 Dez. 2022.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. Abril, São Paulo, 1995.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.
LACERDA, C. C. de O. et al. Análise da sustentabilidade no setor de mineração do município de Picuí-PB. São Paulo: USP, 2014.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTOS, L. F. A. dos. Apostila Metodologia da Pesquisa Científica. Métodos e Técnicas de Pesquisa II. Faculdade Metodista de Itapeva. Itapeva, 2006. Disponível em: < http://www.fatecpindamonhangaba.edu.br/downloads/projetos/como_fazer_citacoes_e_referencias_2014.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2018.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Saraiva, p. 21, 2008.
BADR, Eid et al. Educação Ambiental, conceitos histórico, concepções e comentários à lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99): Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA: mestrado em Direito Ambiental / Org. Eid Badr. Vários autores – Manaus: Editora Valer, 2017.