LUGAR PARA APRENDER CIÊNCIAS: OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Mikael Lemos de Souza
  • Francisca Chagas da Silva Barroso Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Esta pesquisa possui a finalidade de apresentar os conteúdos, conhecimentos e análises referentes aos lugares para aprender ciências, aos espaços não formais e a educação científica. Sabe-se o quanto a Ciência é importante para a humanidade, e o quanto o ensino básico de ciências é fundamental para que cada vez mais este tipo de ensino chegue a maiores patamares e produza os resultados necessários. Será tratada a perspectiva de ensino de ciências no espaço formal e nos espaços não formais e a importância das metodologias de ensino, ao qual oportunizam a potencialização do processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa relatará as informações do que é a Ciência, descrevendo sua importância, seus significados relativos ao conhecimento e sua etimologia. Posteriormente, esta pesquisa abordou a versão histórica da Ciência, pois a História é necessária para a contextualização científica e para a consciência de sua evolução durante os séculos e períodos. Em seguida, decorreu-se sobre o ensino de ciências na escola, um dos lugares mais importantes para a ocorrência deste tipo de ensino e o quanto este espaço formal necessita priorizar e valorizar o ensino de ciências, que se encontra em um grande déficit na educação brasileira e necessita de incentivos e de políticas públicas e educacionais para as devidas melhorias deste ensino, ao qual também passa pelos outros espaços informais e não formais. No desenvolvimento deste projeto realizou-se uma pesquisa de campo, sendo no Bosque da Ciência - INPA, na cidade de Manaus - AM, por este espaço caracterizar-se como um centro de referência em ensino e aprendizado de Ciências, fauna, flora e preservação, sendo um espaço privilegiado para a alfabetização científica. A ida ao Bosque da Ciência oportunizou para esta pesquisa a observação e análise em um espaço não formal como ideal para o ensino-aprendizagem de ciências, proporcionando uma grande interação entre Ser Humano e Natureza, no qual é possível advir e colher diversos benefícios para a educação científica para todos os envolvidos. A alfabetização científica desempenha o desenvolvimento de um espírito crítico e pensamento lógico, no que concerne em uma leitura de mundo do educando, possibilitando a sua dicotômica transformação. Através destes espaços é possível haver a alfabetização, divulgação e aprendizagem significativa do ensino de ciências, através de metodologias e práticas educativas que estejam de acordo com os objetivos e metas estabelecidos.

 

Palavras-chave: Ciência. Educação científica. Ensino-aprendizagem. Espaços não formais.

Biografia do Autor

Mikael Lemos de Souza

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas IEAA/UFAM.

Francisca Chagas da Silva Barroso, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora do Curso de Pedagogia IEAA/UFAM.

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Publicado

2022-07-01