SEQUÊNCIA DIDÁCTICA INSPIRADA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU NA 9ª CLASSE

Autores

  • Gervásio Yoluavali Itotonay Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB)
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil (UFTM)

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa qualitativa realizada como requisito parcial para a obtenção de Grau de Mestre em Ciências de Educação, na especialidade de Ensino de Matemática, do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul, Sumbe. Objectivou estudar caminhos metodológicos para a inserção de elementos históricos no processo de ensino-aprendizagem de resolução de equações do 2º grau e foi desenvolvida na 9ª classe do primeiro ciclo do ensino secundário no Complexo Escolar nº 35 São José de Cluny – Huambo, em Angola. Consideramos que a história da Matemática se caracteriza como ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina, uma vez que busca levantar os factores culturais e sociais envolvidos no fazer matemático, além desta abordagem contribuir para a formação de uma visão da Matemática como ciência dinâmica e socialmente construída. Estes aspectos abordados em sala de aula visam estimular a aprendizagem, além de possibilitarem melhor sistematização dos conteúdos matemáticos.  Para a efectivação da proposta foi necessário um estudo de natureza qualitativa, com o delineamento de uma sequência didática avaliada por meio de observações, textos e imagens. Os resultados e a satisfação notada em parte dos alunos demonstraram que a turma pôde estabelecer relações matemáticas e não apenas, como também perceberam que por intermédio de outros povos o entendimento de outras regras de resolução das equações do segundo grau, em sala de aula, proporciona uma aprendizagem mais atrativa e com significação.

Palavras-chave: Equação do 2º grau, História da Matemática, Estratégia Metodológica, Processo de Ensino e Aprendizagem.

Biografia do Autor

Gervásio Yoluavali Itotonay, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB)

Docente das disciplinas de Matemática e Física no Complexo Escolar nº 35 São José de Cluny-Huambo. Mestrando em Ciências de Educação na Especialidade de Ensino de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (ISCED) - Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil (UFTM)

Professor Doutor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE). Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil (UFTM).

Downloads

Publicado

2022-01-01