//periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/issue/feed Manduarisawa 2024-06-11T00:58:45+00:00 Manduarisawa - Equipe Editorial revistadiscentehistoriaufam@gmail.com Open Journal Systems <p><audio class="audio-for-speech"></audio>A <strong>MANDUARISAWA - Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)</strong> nasceu da inquietação de jovens acadêmicos que almejavam contribuir e incentivar a produção do conhecimento científico na Amazônia tendo por objetivo ser um periódico semestral, sem custos e de acesso aberto vinculada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM). O periódico conta com a participação, no seu corpo editorial, de alunos da graduação no Curso de Licenciatura Plena em História (UFAM) e do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFAM), o quadro de pareceristas é composto por pesquisadores de todo o país. A Revista visa publicar artigos, resenhas, relatos de experiência, pesquisa de experiência em docência, entrevistas produzidas por estudantes de Graduação e Pós-Graduação interessados no campo da História e demais Ciências Humanas.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/13809 História do Amazonas - o significado, as filiações intelectuais e o impacto do mundo intelectual dos anos de 1930 na obra inaugural do historiador Arthur Cézar Ferreira Reis 2023-11-16T22:59:39+00:00 Emily Larissa Pedroza Carneiro emilylarissa146@gmail.com <p>Com a virada do século XIX para o século XX muita coisa mudou, sobretudo na historiografia. Com o objetivo de constituir uma identidade nacional, o Estado investiu fortemente na influência da produção intelectual realizada no referido século. No contexto amazônico, a crise das oligarquias amazonenses mediante a queda da economia gomífera refletiu na necessidade de também constituir uma identidade regional, sobretudo com a influência dos intelectuais da época. Com ênfase na pessoa de Ferreira Reis, o artigo em questão se propõe a identificar alguns eixos e matrizes discursivas que possam ter influenciado o pensamento inicial do intelectual amazonense na escrita de sua obra de estreia, História do Amazonas (1931).</p> 2024-03-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/13816 "Da violência, da verdadeira violência não se pode escapar": A representação da violência ditatorial chilena em Noturno do Chile de Roberto Bolaño 2023-12-06T20:04:10+00:00 Vitoria Carvalho vitoria.carvalhoo1@hotmail.com <p>O artigo tem por objetivo analisar a violência institucional aplicada pelo governo ditatorial chileno (1973-1990) a partir da alegoria apresentada pelo escritor chileno Roberto Bolaño em seu romance noturno do Chile (2000). O romance de bolaño se apresenta como um relato memorial de um padre e crítico literário que conta suas vivências, as quais perpassam a queda de Salvador Allende e o governo militar de Augusto Pinochet. A alegoria analisada - a história dos falcões - é entendida, nesse artigo, com uma representação da repressão e da violência do regime militar contra aqueles considerados inimigos subversivos.</p> 2024-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/13155 Pedagogia da terra como instrumento de diálogo: MST e os desafios da educação campesina 2023-10-02T20:41:47+00:00 Demétrius Roberto de Oliveira Estevam demetriusestevam09@gmail.com Deyvid Jermeson Alexandria Botelho deyvidunir@gmail.com Camila Savenhago de Lima csavenhago@gmail.com <p>Este trabalho se fundamenta na proposta das bases escolares formuladas a partir da noção de educação rural e escassez de políticas públicas voltadas ao campo e tem como principal objetivo analisar e discorrer sobre a experiência escolar do Movimento Sem Terra (MST). Para tal estudo, foi realizada uma análise metodológica que beneficiasse a pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, partindo do ponto de vista que o sistema educacional brasileiro ignora as experiências e vivências campesinas, o trabalho em questão revela a necessidade da manutenção das políticas públicas escolares relacionadas à educação do campo. Além disso, é necessário enfatizar a relevância da produção cultural e materiais relacionados às populações campesinas, uma vez que, fundamentadas pelas matrizes pedagógicas do MST, torna-se relevante considerar e analisar as práticas campesinas atreladas à produção escolar e ao ruralismo pedagógico.</p> 2024-04-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/14500 Maçons e Protestantes numa cidade católica do interior do estado do Ceará (1929 - 1944) 2024-02-21T04:33:28+00:00 MATHEUS MARTINS CARLOS martins.carlos@aluno.uece.br <p>O artigo analisa o processo de inserção de Maçons, das Lojas Deus e Fraternidade e Fraternidade Jaguaribana, e Protestantes, da Igreja Presbiteriana, na cidade de Russas, localizada no interior do Estado do Ceará, na região do Baixo Vale do Jaguaribe, entre os anos de 1929 e 1944, período em que aconteceram as primeiras ações maçônicas e protestantes, bem como a fundação dos seus espaços institucionais. Objetiva-se compreender, portanto, em que medida a presença destes grupos, que também teceram relações de proximidades, ocasionou fissuras no tabernáculo da Igreja Católica, instituição religiosa que então dispunha de forte domínio perante o campo religioso desta cidade. Empiricamente, utilizaremos fontes mnemônicas, hemerográficas, livros de memória e livros eclesiais da Paróquias de Nossa Senhora do Rosário de Russas. No aspecto teórico-metodológico, utilizaremos os conceitos de campo religioso e poder simbólico, ambos de autoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu.</p> <p><strong>Palavras – chave: </strong>Maçons; Protestantes; Igreja Católica; Ceará; Russas.</p> <p><strong> </strong></p> 2024-04-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/14426 Vitrines quebradas: as gestões municipais e estaduais como antessala presidencial no diário Folha de São Paulo (1989) 2024-02-20T05:21:23+00:00 João Andrade jjoaovitorborbadeandrade@gmail.com <p>O presente artigo teve como objetivo avaliar a dinâmica de colunistas e editoriais da Folha de São Paulo acerca dos dois candidatos do espectro progressista melhores posicionados nas pesquisas de intenção de voto, a saber, Luís Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores - PT) e Leonel de Moura Brizola (Partido Democrático Trabalhista – PDT) à presidência da República nas eleições de 1989, sufrágio solteiro, etapa final de um longo processo de transição democrática. A Folha de São Paulo disseminou ideias, práticas e costumes vinculados ao setor da sociedade ao qual pertence, dentro de uma conjuntura externa e interna de transições, em que gestões municipais constituídas nas Eleições de 1988 foram colocadas como vitrines para eventuais gestões a nível nacional, considerando as administrações municipais como uma antessala de um eventual mandato a nível nacional, que seria conferido de forma direta em 1989. A pesquisa se insere no debate de nacionalização partidária, problemática colocada a partir da reorganização do sistema partidário de 1982. Desse modo, imagens, discursos, movimentos foram deslocados do nível municipal diretamente para a disputa presidencial, defendendo a existência de uma correlação entre a gestão municipal e a eleição nacional.</p> 2024-04-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/13890 Dos limões à limonada: explorando a traição e o amor afrocentrado através do álbum visual Lemonade 2023-11-28T22:38:50+00:00 Adriano Barbosa Silva adrianobarbosa2168@gmail.com <p>Em 2016, utilizando de sua arte como um instrumento de engajamento político crítico no interior da indústria cultural, a cantora Beyoncé lança o álbum visual Lemonade, sendo este um produto audiovisual híbrido que mistura a estética do videoclipe com a construção narrativa do cinema e da televisão, oferecendo ao álbum fonográfico a sua visualidade, dialogando com a força da cultura visual pós-moderna. Neste, a artista propõe uma profunda reflexão sobre cura e autoconhecimento provocada a partir da experiência com a traição cometida pelo seu marido Jay-Z, o que a cantora nota ser uma espécie de maldição hereditária que não lhe atravessa de forma única, mas que marca a trajetória de outras mulheres negras. Utilizando como metodologia a análise fílmica aprofundada do conteúdo em diálogo com a leitura de referenciais teóricos sobre feminismo negro e amor afrocentrado, este artigo resgata quatro recortes do álbum visual Lemonade como objetos de estudo para compreender os impactos da opressão racista sobre a saúde e a longevidade de relacionamentos afetivo-sexuais entre pessoas pretas, tomando como ponto de partida o caso pessoal da cantora Beyoncé com a infidelidade praticada por seu cônjuge, tema que percorre toda a construção narrativa do álbum visual. Atesta-se, por fim, que, conforme a manutenção da colonialidade e do racismo, o espectro emocional e psicológico de sujeitos pretos são corrompidos o que dificulta o sucesso de suas relações amorosas fazendo, em contrapartida, com que o amor se torne também uma forma de resistência contra tais opressões.</p> 2024-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/14780 A figura feminina na historiografia sobre a Amazônia Colonial portuguesa 2024-06-11T00:58:45+00:00 Laís Rodrigues Bier da Silva lais.silva@ufam.edu.br <p>O objetivo desta pesquisa é analisar a historiografia produzida nos últimos 20 anos sobre as mulheres na Amazônia Colonial portuguesa. Com o avanço do tempo e o surgimento de novas questões do presente, a historiografia apresenta novas perguntas e amplia seu campo de temas e metodologias no campo da História das Mulheres. A historiadora Maria Luiza Ugarte Pinheiro, em seu texto “Caminhos da história das mulheres no Amazonas” relembra que a contribuição de pesquisadores brasileiros para a história das mulheres se inicia a partir da década de 1980 possibilitando, a partir daí, o desdobramento de variados campos para pesquisa e contribuição historiográfica que antes não viam na figura da mulher uma possibilidade de representação. É essa uma das almejadas finalidades do trabalho: compreender a mulher como elemento importante no contexto da Amazônia Colonial Portuguesa e de que forma são construídas as narrativas sobre essas mulheres em obras mais recentes.</p> <p> </p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024