//periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/issue/feedLa Recherche en Education2023-12-27T05:05:12+00:00Open Journal Systems<p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="center"><span style="font-size: large;"><strong>Page d’accueil</strong></span></p> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"> </p> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">Revue électronique </span>bi-annuelle fondée en 2008 par Maria Teresa Estrela et Louis Marmoz, dans le cadre de<span style="color: #0e0e0e;"> </span><span style="color: #0e0e0e;"><strong>l'Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE).</strong></span></p> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">Revue </span><span style="color: #0e0e0e;">classée en France - HCERS - et au Brésil qui </span><span style="color: #0e0e0e;">prône le développement des recherches et des échanges scientifiques en français, cette revue scientifique en éducation est naturellement francophone, bien qu’elle ne soit pas fermée aux locuteurs d’autres langues dans la mesure où ils s’expriment dans leur langue maternelle.</span></p> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">Revue permanente, son esprit d’ouverture aux différents paradigmes, approches et théories est l’un de ses traits principaux, tout en privilégiant la publication d’articles présentant des :</span></p> <ul> <li class="show"> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">recherches menées selon des démarches méthodologiques précisées et des critères de validité identifiés;</span></p> </li> <li class="show"> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">réflexions d’ordre méthodologique et épistémologique;</span></p> </li> <li class="show"> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">bilans sur l’état de la recherche dans des problématiques données;</span></p> </li> <li class="show"> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify"><span style="color: #0e0e0e;">témoignages du vécu des démarches de recherche (la création d’hypothèses, les accidents de parcours, des extraits de journaux de recherche…) : « la recherche en train de se faire».</span></p> </li> </ul>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14178UN CHERCHEUR ENGAGE NE S’ENGAGE JAMAIS SEUL. LE CAS DES CHERCHEURS EN EDUCATION2023-12-27T03:59:29+00:00Guy Lapostollemarilenecorreas@uol.com.br<p>Quando os investigadores em educação intervêm na arena pública, para se dirigirem aos cidadãos ou aconselharem os políticos, a sua intervenção pode assumir diferentes formas. Podem aconselhar actores políticos, profissionais da educação ou desafiá-los em nome do respeito por certos valores ou princípios. Mas quaisquer que sejam as modalidades e o conteúdo das suas intervenções, é necessário que eles tomem a medida do impacto das suas palavras. O facto de ser um cientista, porque confere autoridade real às suas palavras, obrigaos a serem prudentes. As suas palavras podem ter consequências de grande alcance, especialmente quando falam de profissionais da educação. Além disso, compromete toda a comunidade científica a que eles pertencem.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14179EXPERIENCE D’UNE REFONTE CURRICULAIRE ÉTUDE DE CAS : LE LIBAN EN 20222023-12-27T04:20:47+00:00Georges N. Nahasmarilenecorreas@uol.com.br<p>Fazer evoluir um curriculum nacional (K-12), quando existe, é, em princípio, um processo normal que vem coroar os avanços pedagógicos, tendo em conta as mudanças societais e organizacionais próprias do país em que se opera esta evolução. Esta última pode ser profunda ou ligeira consoante os casos e depende em grande medida do tempo que separa a aplicação de tais<br />evoluções. O objectivo deste estudo de caso é esclarecer as especificidades de um caso particular, que tem um aspecto fenomenológico, um caso em que os dados políticos travam os esforços pedagógicos de avanço. Será então a ocasião de dar o exemplo de um caminho potencial que pode levar a realizar tal evolução em condições particularmente difíceis. Este estudo analisará principalmente os processos de coordenação, de mobilização e de concertação necessários para criar as condições pedagógicas propícias à concretização de tal evolução. O estudo salientará igualmente a importância dos desafios a enfrentar, neste caso e em casos semelhantes, e incidirá principalmente nas acções a realizar a montante e a jusante para superar as resistências à mudança que podem bloquear o processo. Ela tentará aproveitar este caso particular para tentar uma possível generalização em casos semelhantes.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14180RETENTISSEMENT DU BEGAIEMENT SUR L’ESTIME DE SOI DES ADOLESCENTS SCOLARISÉS DE KINSHASA2023-12-27T04:27:54+00:00Josué Ozowa Latemmarilenecorreas@uol.com.brHannael Kisaka Mwimbilwamarilenecorreas@uol.com.br<p>Este artigo, que se insere na área da educação, trata do efeito da gagueira na autoimagem de adolescentes escolares. De fato, vários fatores explicam o desempenho acadêmico dos alunos, entre os quais está a autoestima. Assim, através deste estudo, submetemos a uma amostra de 145 adolescentes gagos contactados em algumas escolas da cidade de Kinshasa, a escala de auto-estima de Rosenberg. Os resultados revelam que a gagueira afeta negativamente a autoestima desses adolescentes. E isso, independentemente do gênero, classe e denominação religiosa dos adolescentes gagos.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14182RECHERCHE ET FORMATION : Y A T’IL UN CHEMIN POSSIBLE ?2023-12-27T04:33:53+00:00Maria da Paz Siqueira de Oliveiramarilenecorreas@uol.com.brMaria Salonilde Ferreiramarilenecorreas@uol.com.brLúcia de Fátima da Cunhamarilenecorreas@uol.com.br<p>Em geral, a pesquisa pelas características que lhe são peculiares, se constitui uma atividade formativa, mas o desafio que a proposição de integrar a pesquisa aos processos formativos é de outra natureza. Requer sua inclusão, de modo intencional e planejado. Esse texto se refere à análise de um processo de formação continuada de professoras e de sua interação com abordagem colaborativa reflexiva. Isso requer uma interação dinâmica entre todos os atores da pesquisa. No entanto, há um problema que não foi, ainda, completamente resolvido. Trata-se da complexidade do vivido: as contradições et conflitos que emergem das relações entre realidade, possibilidade e circunstâncias, assim como, de considerar a junção pesquisa formação que ora as une, ora as separa e de considerar os dois campos como lugar de uma prática cientifica, identificável como objeto de pesquisa, sem subestimar as dificuldades desse empreendimento, ao contrário as evidenciar.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14183STRESS ET COPING DES PATIENTS EN SITUATION PREOPERATOIRE : ETUDE MENEE AUX CLINIQUES UNIVERSITAIRES DE KINSHASA2023-12-27T04:40:45+00:00Becker Sunga Sungamarilenecorreas@uol.com.brDelord Sango Niokamarilenecorreas@uol.com.br<p>Apesar dos avanços médicos e tecnológicos em cirurgia, o anúncio de uma operação é uma fonte de ansiedade e estresse para os pacientes. Este artigo, escrito em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, no hospital Cliniques Universitaires de Kinshasa, analisao estresse sentido pelos pacientes e as estratégias que eles usam para lidar com ele. O método clínico permitiu que cada paciente fosse considerado em seu próprio direito, e as técnicas de entrevista clínica e a escala MSP9 destacaram os níveis de estresse dos participantes deste estudo. A análise aprofundada de 10 casos de pacientes pré-operatórios nos permitiu entender suas experiências psicoafetivas e níveis de estresse. No final desta pesquisa, foram formuladas várias recomendações, sendo a sugestão mais saliente a de que a equipe de enfermagem deve levar em conta a dimensão psicológica dos pacientes em situações pré-operatórias em seu treinamento e prática diária, bem como em suas intervenções cirúrgicas.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/14184PRESENTATION ET EDITORIAL2023-12-27T04:46:17+00:00Marilene Corrêa da Silva Freitasmarilenecorreas@uol.com.brVéronique Attias-Delattremarilenecorreas@uol.com.br<p>Ce numéro de la Revue La Recherche En Education (28/2023) poursuit la présentation de recherches présentées sous forme de table ronde lors du Ve Colloque brésilien tenu en 2022, à Palmas, capitale du Tocantins. Pour mémoire, cet état est le plus récent État de l'Amazonie brésilienne. Dans le numéro précédent, nous avions souligné les caractéristiques socioculturelles de ce lieu ainsi que le<br />rôle essentiel de l’Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), section du Brésil, dans l'Université Fédérale du Tocantins.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023