//periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/issue/feedBiblioteconomia2012-07-01T19:03:33+00:00tenebd2011@gmail.comOpen Journal Systems<p><span style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; color: #500050;">Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (Anais)</span></p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/23BIBLIOTECA ALEM DO RIO Um estudo das diversidades culturais do Distrito de São Carlos para a implantação da biblioteca Distrital .2012-07-01T19:03:33+00:00Oneide Santos Anchietaoneidelais@ibest.com.br<p>O projeto: <em>Alem do Rio </em>- Um estudo das diversidades culturais do Distrito de São Carlos para a implantação da biblioteca Distrital ,nasceu inicialmente pela necessidade de se trabalhar os aspecto cultural, buscando conhecer a cultura local para viabilizar a implantação de uma biblioteca que seja um centro de convivência continua e comum a todos os moradores da comunidade ,observando a localização das comunidades ribeirinhas verificou-se que essa seria a mais centralizada para efetivação do projeto. Deste modo, a pesquisa busca adquirir informações para promover a implantação biblioteca comunitária(centro cultural). A comunidade escolhida para o projeto foi a o Distrito de São Carlos localizado no Baixo Madeira.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/27BIBLIOTECA ESCOLAR, ATIVIDADES DE INCENTIVO A LEITURA: uma proposta de criação de potenciais leitores¹2012-07-01T19:03:33+00:00marivaldo silva mendesvaldirsaron@gmail.com<h3>Resumo</h3><p>Relata-se neste artigo, algumas atividades de incentivo a leitura em bibliotecas públicas. Uma vez que, as atividades de leitura são imprescindíveis em qualquer escola, principalmente no ensino fundamental, onde estas atividades deveriam ser realizadas com a colaboração mútua entre professores e biblioteca. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância da leitura e da biblioteca escolar dentro do processo de ensino-aprendizagem, destacando que a presença do bibliotecário passou a ser valorizada e fundamental para o desenvolvimento de atividades de incentivo a leitura e outras atividades inerentes a biblioteca escolar. A metodologia utilizada conta de um levantamento bibliográfico. Como conclusão percebe-se a necessidade de políticas de incentivo a leitura, sendo portanto necessário ações integradas envolvendo os vários segmentos da escola destacando-se o papel do bibliotecário.</p><p> </p><p> </p><p><strong>Palavras-Chave</strong> : Incentivo a leitura. Bibliotecário. Biblioteca Escolar. Importância da leitura.<strong> </strong></p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/40O BIBLIOTECÁRIO E A GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: o papel do gestor informacional2012-07-01T19:03:33+00:00DAVID CARVALHOdavid.carvalho89@hotmail.comNeste artigo o autor aborda a necessidade informacional no século XXI, a proteção das mesmas no campo empresarial de acordo com sua classificação. O surgimento do termo segurança da informação. Além de especificar o que gestão informacional, o papel do bibliotecário nesse processo e suas habilidades além de mostrar onde consistem seus campos de atuação.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/2PORTAL DA AMAZÔNIA: a atuação de bibliotecários no controle de conteúdos acadêmicos em web sites2012-07-01T19:03:33+00:00Rodrigo Oliveira de Paivarodrigopaiva522@gmail.com<p>Trata da atuação de bibliotecários em <em>Web sites</em>. A pesquisa tem como principal objetivo apresentar as funções desenvolvidas por estes profissionais no Portal da Amazônia, que é um ambiente <em>Web</em> para a concentração e publicação de conteúdo de cunho acadêmico, científico, cultural e artístico da região amazônica. Como objetivos específicos buscam-se examinar o significado do bibliotecário para a sociedade destacando quais as suas funções e locais de atuação. O percurso metodológico adotado valeu-se do uso de uma abordagem teórico-exploratória, por meio de um levantamento bibliográfico impresso e eletrônico, concernente a visitas ao local onde é desenvolvido este Portal. Como subsídios teóricos são utilizados fundamentos de diversos autores que apresentam trabalhos concentrados nesta área de estudo. Como resultados e conclusões, a pesquisa demonstra que existe uma expressiva relevância de se inovar no campo da Biblioteconomia, procurando sempre novos lugares de atuação para o bibliotecário, visto que ele trabalha com a informação, elemento hoje tão importante dentro da atual conjuntura social em que se vive. Sendo assim demonstra-se como é possível modificar os paradigmas que muitos profissionais ainda têm a respeito da Biblioteconomia.</p><p> </p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/68Os caminhos da responsabilidade social da Ciência da Informação2012-07-01T19:03:33+00:00Esdras Renan Farias Dantasrenanfdantas@hotmail.comJoana Coeli Ribeiro Garcianacoeli@gmail.comAnalisa as dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB), acerca da temática responsabilidade social (RS). Compara os conteúdos temáticos encontrados nas dissertações que se assemelham a definições de RS usados na área da Ciência da Informação (CI), da Gestão ou de ambas. Do ponto de vista metodológico, categoriza os conceitos encontrados, fazendo uso da análise de conteúdo. As definições comparadas entre si permitem refutar ou aceitar a hipótese de que a CI como ciência social, origina seu próprio conceito sobre RS ou se aproxima da RS, evoluindo e adquirindo características da área da Gestão. Como resultados preliminares a RS da CI está ligada à cultura e à função social das bibliotecas, corroborando uma RS da CI voltada para a Biblioteconomia. Isso pode ser eventualmente explicado, pela maioria da análise das dissertações do PPGCI terem se dado nas produções entre os anos de 1980 e 1990, ano em que o PPGCI atuava com área de concentração nas bibliotecas públicas.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/60O PERFIL DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO: o gerenciamento eletrônico de documentos da TECNODOCS em Teresina – PI2012-07-01T19:03:33+00:00danielle de lima silvadanyellylima2007@gmail.comDenizete Lima de Mesquitadenilima@hotmail.comBruna Raquel Alencarbruna_raquel_17@hotmail.comCom o advento das novas tecnologias, houve uma modificação na forma de trabalhar de muitos profissionais, incluindo os bibliotecários. Os equipamentos e os programas desenvolvidos propiciaram a execução de novas tarefas e/ou modificaram a forma como eram feitos outrora. Diante do exposto, objetiva-se explanar sobre os campos de atuação dos profissionais bibliotecários que atuam em ambientes tecnológicos, especialmente os que trabalham no Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED e apresentar o perfil, as competências e as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Para alcançar o objetivo pretendido, adotou-se a metodologia qualitativa, com embasamento em teóricos que versam sobre a temática, bem como a realização de uma entrevista com os bibliotecários que trabalham com o GED em uma empresa na cidade de Teresina – PI. De posse da literatura selecionada e das informações coletadas na entrevista, pode-se dizer que: o campo de atuação do profissional bibliotecário em ambientes tecnológicos é amplo e continua expandindo; a área de GED ainda é pouco explorada pelos bibliotecários; o perfil exigido pelo mercado de trabalho é de um profissional que seja flexível e criativo; que busque a qualificação e atualização permanente. Assim, pode-se dizer que os profissionais que trabalham e os que pretendem trabalhar em ambientes tecnológicos, especialmente com o GED devem possuir interesse e disponibilidade para acompanhar as evoluções tecnológicas.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/74O GESTOR E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: evitando heurísticas e vieses cognitivos2012-07-01T19:03:33+00:00Pietro Otávio Santiago Silvapietrosantiago1@gmail.comJosé Aniceto de Limaanicetojal@hotmail.com<p>As grandes mudanças no mercado competitivo têm alterado e exigido das organizações novas estratégias de gerenciamento. Sob esse contexto, a chave para o sucesso no processo de tomada de decisão é a informação. Este artigo tem por objetivo apresentar através de uma Revisão de Literatura, teorias, conceitos e praticas do processo de tomada de decisão, em diferentes contextos organizacionais, focando a identificação de heurísticas e vieses de julgamento do processo decisório. Os resultados observados indicam que conseguindo identificar os problemas e apoiado em um sistema de informação, o gestor terá maiores condições de desenvolver soluções no seu processo de julgamento, e assim, refletir na melhor tomada de decisão.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/8GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO (GI): A aplicação das práticas dos 5S pela busca por qualidade contínua nas atividades dos profissionais da informação.2012-07-01T19:03:33+00:00Aurélio Fernando Ferreiraaurelio.fernando@hotmail.comClodoaldo Francisco dos Santosclodoaldo-santos@ig.com.brA gestão da informação, área multidisciplinar da Ciência da Informação, se utiliza de conceitos e práticas para as atividades dos profissionais da informação, entre estas a filosofia oriental dos 5S, comum da administração, que busca através de regras a melhoria continua da qualidade nos processos e serviços. Este trabalho busca através de uma revisão bibliográfica de caráter elucidativo, exploratório propor a utilização dessas regras como subsídios para serem aplicados pelos profissionais da informação em suas atividades. Tal visão tem o objetivo geral de definir conceitos da Gestão da Informação (GI), diante de ações organizacionais e sociais bem como se utilizar através de conceitos dos 5s para a melhoria contínua da qualidade através da interiorização de todos esses conceitos para que se especificamente usados pelos profissionais da informação, gerem um substancial ganho em suas atribuições. Como resultado desta aplicação pode-se além de trazer um ganho substancial às empresas e sociedade, tais indicações podem também reduzir e potencializar nesses profissionais um ganho positivo humano, com a adequação de tempo e esforço em suas atividades.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/9O papel pedagógico do profissional bibliotecário com foco na Competência Informacional2012-07-01T19:03:33+00:00Gilson Rodrigues Hortagilsonmax@hotmail.com<p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir alguns aspectos e perspectivas presentes na prática de atuação do profissional bibliotecário frente ao cenário atual e dinâmico que o envolve. Discute-se aqui, os sentidos que norteiam a necessidade de promoção da competência informacional, dando mais ênfase ao caráter pedagógico que concerne o profissional bibliotecário e sua contribuição para a construção coletiva do conhecimento social e cultural da sociedade dentro da concepção da competência informacional. Tem o intuito também, de oferecer ao leitor, a partir da auto-reflexão, um panorama geral sobre a importância da contribuição do profissional bibliotecário para o processo de educação e formação informacional de seus usuários.</p><p><strong>Palavras-Chave</strong>: Bibliotecário; Competência Informacional; Prática profissional.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/52O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL A PARTIR DOS MEIOS CULTURAIS DE INFORMAÇÃO: um destaque para a literatura de cordel2012-07-01T19:03:33+00:00Ana Daniele Silva Macielanadani_maciel@yahoo.com.brO desenvolvimento da humanidade se deu a partir do convívio do homem em sociedade, a necessidade da continuidade da espécie foi o que impulsionou a transmissão do conhecimento. A informação se constitui, atualmente, no principal modo para se adquirir conhecimentos. Na sociedade contemporânea também denominada sociedade da informação, é cada vez mais necessário conhecer e utilizar todos os tipos de fontes de informação. A literatura de cordel corresponde a um tipo de fonte comum no nordeste brasileiro, faz uso de versos e rimas para disseminar informações nesta região, trata-se de um meio cultural de disseminação do conhecimento. Aquele capacitado para mediar informação é dotado da competência informacional. É um dever do profissional da informação conhecer e interagir com todos os tipos de fontes, a fim de possibilitar o seu uso, tendo em vista garantir o desenvolvimento do saber na sociedade.<br />2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/14Repositório Institucional da UFMA como ferramenta para preservação e memória no acervo do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica - PIBIC2012-07-01T19:03:33+00:00Rabelo do Carmojuliana.rabello@yahoo.com.br<p>Fundamenta o processo de organização do arquivo do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica com a finalidade de abranger os proveitos oferecidos pelas tecnologias da informação para fomentar a disponibilização dos documentos científicos produzidos, com a utilização do Repositório Institucional. Empregou a observação participante para coleta de dados. Aborda o documento como suporte e representação da informação. Enfoca que as informações contidas nos documentos são processadas com um intuito. Expõe a necessidade de disponibilizar o documento e a sua praticidade em formato digital. Mostra os significados, objetivos e funções do arquivo. Ressalta a importância da organização, armazenamento e conservação dos documentos nos arquivos. Caracteriza o acervo, analisa a sua composição e descreve o processo de organização arquivo do PIBIC. Define memória institucional com base em alguns autores. Ressalta a importância da preservação do patrimônio documental da Instituição. Elucida os Repositórios Institucionais como meio de divulgação da produção científica. Conclui indicando o Repositório Institucional da UFMA como uma ferramenta eficaz para disponibilização dos arquivos referentes à produção científica do PIBIC.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/41A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA: a criação do Centro de Memória do TRE-AM2012-07-01T19:03:33+00:00Phamela Lima Torresphamela_am@hotmail.com<strong><span style="font-family: Arial;"><strong><span style="font-family: Arial;"><span lang="PT-BR"><p> </p><span style="font-family: Arial;"><span style="font-family: Arial;"><span lang="PT-BR"><p>Aborda a criação do Centro de Memória do TRE-AM, tomando por base a atuação do profissional da informação responsável pela Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração da instituição. Discorre acerca da atual tendência de preservação da memória institucional e a prática memorialista, sobretudo nas instituições do poder público brasileiro, dando destaque ao Poder Judiciário. Descreve os procedimentos adotados na constituição do Centro de Memória e de seu acervo, bem como os procedimentos utilizados no tratamento e divulgação desses registros e as principais medidas adotadas para tal. Por fim, analisa o papel dos espaços de memória na construção e divulgação da história institucional, bem como a importância do profissional da informação na criação e gestão dos mesmos.</p></span></span></span><span style="font-family: Arial;"><span style="font-family: Arial;"><span lang="PT-BR"><p> </p></span></span></span></span></span></strong></span></strong>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/54O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO NA IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS2012-07-01T19:03:33+00:00Eliane Apolinário Vieiralili.apolinario@yahoo.com.brTalita Caroline Botelho Aleones da Silvacarolbotelho2010@hotmail.com<p>Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que visou analisar o papel do bibliotecário na implementação do repositório institucional (RI) na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC-MG). A implementação do RI no CETEC-MG tornou-se necessária para organizar de uma forma sistemática e eficaz a produção científica da instituição. Nesse sentido, é preciso que o bibliotecário se adéqüe às novas ferramentas informacionais que estão surgindo e utilize a tecnologia como uma grande aliada. Para tal, muitas disciplinas referentes à tecnologia da informação poderiam ser inseridas na grade curricular do curso de biblioteconomia no Brasil, pois dessa forma, o bibliotecário seria mais autônomo para lidar com o <em>software </em>e conseqüentemente grande parte do seu trabalho seria otimizada. Por fim, é importante que o bibliotecário estimule a criação e implementação de repositórios institucionais, e participe do movimento de acesso aberto à informação.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/55NOVO PERFIL DO BIBLIOTECÁRIO E DO USUÁRIO EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO2012-07-01T19:03:33+00:00Jadson Santos Mendesjadson.mendes@uol.com.brO presente artigo apresenta como objetivo analisar o novo perfil do bibliotecário e do usuário nas unidades de informação, dando ênfase a educação continuada para o profissional da informação a partir do momento que são criadas as possibilidades de atuação em áreas mais específicas do conhecimento. Aborda as redes sociais como forma de disseminar a informação como meio de comunicação em massa, tendo como forma de avaliar seus métodos biblioteconômicos seja em ambiente físico ou virtual em instituições públicas e privadas, podendo ser implantadas bibliotecas ou unidades de informação no gerenciamento das informações por elas geradas. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura na área da ciência da informação, consulta através de livros, artigos de periódicos e meios eletrônicos. Faz um panorama atual das tecnologias da informação e comunicação no Brasil.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/31A AUTONOMIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR E A ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO2012-07-01T19:03:33+00:00Lidianne Lourençolidiannelourenco@yahoo.com.br<p>Para ser vista e aceita pela comunidade educacional a biblioteca escolar tem que cada vez mais conquistar seu espaço e buscar sua autonomia perante a escola através do bibliotecário que deve possuir um perfil adequado e atuar como mediador do conhecimento para que a mesma seja mais do que apenas um lugar onde se emprestam livros. O propósito é apresentar o papel do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, pois ele deve possuir habilidades necessárias para desenvolver ações pedagógicas e socioculturais. Nessa intenção conceituaremos autonomia e biblioteca escolar, mostraremos as funções pedagógicas da biblioteca escolar e descreveremos o perfil e qual a atuação que o bibliotecário deve ter na mesma para que se torne o profissional adequado para tornar a biblioteca o centro principal de auxilio na educação informacional dos alunos.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/38PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: o Lúdico como Fonte de Disseminação da Informação para portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE’S)2012-07-01T19:03:33+00:00jorge Luiz Silva Monteirojorgepapao@gmail.com<p>Busca refletir sobre algumas questões acerca do profissional da informação. E investiga o problema da necessidade de aprofundamento no estudo dos processos de disseminação da informação no contexto do lúdico. Argumenta a inserção de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, no que diz respeito a Síndrome de Down. Utiliza na discussão dois conceitos básicos: modernidade e a utilização do lúdico como meio para a formação dos PNEE’s. A pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico de caráter exploratório e de uma abordagem qualitativa, feita através de consultas a fontes de diferentes formatos sobre o assunto em questão, particularmente os desenvolvidos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Tecnologia e Arte Educação, para a atuação dos novos profissionais da informação. O estudo do tema proposto envolveu as seguintes etapas: identificação de fontes de informação especializada (livros, periódicos e Internet), impressa e eletrônica, em que são discutidas as teorias a respeito do assunto abordado; leitura, interpretação e análise do conteúdo do material pesquisado, para identificação dos aspectos discutidos no tema. Nas considerações finais aponta que os bibliotecários brasileiros estão transitando de um domínio pautado no paradigma do documento e assimilando o paradigma da informação, o que é expresso, por exemplo, na busca de inovação em produtos e serviços fundamentados em tecnologia digital, assim como, a sua relação com a área social. Refletindo também acerca dos profissionais da informação educadores e arte-educadores, de que é possível integrar cidadãos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE’s).</p> <p> </p> <p>Palavras-Chave: Profissional da Informação; Leitura lúdica; Portadores de necessidades educacionais especiais.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/61A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: discutindo um processo2012-07-01T19:03:33+00:00DENIZETE LIMA DE MESQUITAdenilima@hotmail.comFRANCELI MARIANO DE MOURAfrancelimm@hotmail.comFRANCISCA DAS CHAGAS VIANAfcvianathe@hotmail.com<p>Trata da Gestão do conhecimento em Bibliotecas Universitárias. Destaca a importância da GC em BUs como mecanismo de desenvolvimento, elencando como suportes para o estudo a análise da conversão do conhecimento que se configura em quatro modos: Socialização - externalização – combinação – internalização. Objetiva analisar o processo de gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias a partir da visão de três elementos considerados detentores de conhecimentos essenciais para a efetivação do processo, a saber: bibliotecários - usuários – colaboradores e conceituando os conhecimentos o tácito e o explicito. Descreve a pesquisa e as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do estudo, relacionando autores e teorias chave para a compreensão do tema. Sugere momentos e práticas biblioteconômicas necessárias para que ocorra esse tipo de gestão, porém alerta que deve ocorrer uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional para a efetivação desse modelo considerada necessária para a concretude dos objetivos das bibliotecas universitárias como pilares das Instituições de Ensino Superior.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/15A IMPORTÂNCIA DO DISCURSSO DA ÉTICA NA BIBLIOTECONOMIA: BASTOS TIGRE UM EXEMPLO DE ÉTICA PROFISSIONAL2012-07-01T19:03:33+00:00DEBORA VILAR MELOdeborav.melo@yahoo.com.br<p>Realiza um estudo crítico sobre o conceito de ética em sua origem. Trata brevemento do olhar dos filósofos que trataram o tema em uma análise histórica panorâmica da Antiguidade até o século XIX. Discute o concetio de ética na Biblioteconomia. Analisa o comportamento do bibliotecário perante o Código de Ética do profissional bibliotecário. O objetivo é demonstrar, a partir da vida de Bastos Tigre, como um perfil biográfico de profissional bibliotecário, as possibilidades de interpretação que temos da prática profissional em relação com sua postura ética. O estudo conta com a análise comparativa entre o conceito de ética, o Código de Ética profissional e os modelos de atuação da vida de Bastos Tigre. Considera que o perfil do bibliotecário pode responder pelo Código de Ética e ainda ampliar nosso olhar sobre seus artigos. Traça apontamentos críticos sobre o estudo da Ética para superar os desafios da profissão. Ressalta a importância da consciência política, crítica e profissional do bibliotecário visando a construção de um pensamento voltado para a identificação de um profissional humanista.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/79O BIBLIOTECÁRIO CONSULTOR: perfil profissional2012-07-01T19:03:33+00:00Erik André de Nazaré Pireseriknazare@hotmail.comEnila Nobre Nascimento Calandrini Fernandesenilanobre@yahoo.com.br<p>Mostra<strong> </strong>a aplicação<strong> </strong>dos serviços prestados no ramo da consultoria voltado para a Biblioteconomia como um espaço de atuação para o bibliotecário. O estudo tem por objetivo apresentar como a consultoria voltada para o segmento informacional torna-se importante para o desenvolvimento do profissional da informação com mais qualificação, o que acaba por exigir mais capacitação para o mercado trabalho. Traz como problematização a ideia de carência dos bibliotecários com vontade de trabalhar como consultor. Nessa perspectiva, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pautada em conceitos de estudiosos sobre a temática em foco. Evidencia como resultado a necessidade de desenvolvimento de competências e habilidades multidisciplinares. Tais fatores precisam ser dinamizados e aplicados na geração de serviços de consultoria informacional com alto nível de eficiência, a fim de atender a demanda existente na sociedade contemporânea na qual os bibliotecários estão inseridos.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/3SISTEMAS E REDES DE INFORMAÇÃO NA AMAZÔNIA: uma discussão à luz do direito a informação2012-07-01T19:03:33+00:00Rodrigo Oliveira de Paivarodrigopaiva522@gmail.com<p>Trata da sistematização informacional na Amazônia sob a ótica do direito à informação. O presente trabalho apresenta como objetivo o estudo dos sistemas de informação na Amazônia e suas contribuições para a democratização do conhecimento nesta região. Como subsídios teóricos são utilizados fundamentos de Barros e Condurú, sem dispensar as idéias de outros autores que apresentam trabalhos concentrados nesta área de estudo. O processo metodológico adotado foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico sobre a temática abordada objetivando fundamentar as bases teóricas do texto. Aborda sobre a realidade do contexto amazônico. Mostra o significado de um sistema de informação. Elenca exemplos de sistemas de informação nesta região. Discute sobre a relação entre a sistematização informacional e o direito à informação. Finaliza com as conclusões obtidas a partir do estudo da democratização do conhecimento e suas relevâncias para a efetividade do direito à informação tal como inserido no ordenamento jurídico nacional.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/4FRBRIZANDO A OBRA MACUNAÍMA: uma análise da família de obras2012-07-01T19:03:33+00:00Vinicius de Souza Tolentinoviniciustolentino@bol.com.brGabriela Almendragabrielaalmendra@gmail.comJessica Nogueira Gomesjessica.nogueirag@gmail.comLuis Guilherme Gomes de Macenaguilhermelg2004@gmail.com<p>Apresenta o modelo conceitual denominado Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR), proposto pela<em> </em>International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Analisa as entidades do grupo 1, através dos conceitos presentes na obra Macunaíma, um herói sem nenhum caráter. Examina a família de obras e discute os relacionamentos existentes no romance e na sua adaptação para filme, simulando o resultado num catálogo relacional. Finaliza explicitando a importância do profissional da informação, em especial o profissional catalogador, em entender e dominar os conceitos que vem trazendo um novo rumo para área de catalogação.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/7ÉTICA NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO: uma pausa para reflexão2012-07-01T19:03:33+00:00Lucas Veras de Andradelukkandrade18@hotmail.comWeslayne Nunes de Salesweslaynes@yahoo.com.br<p>A ética profissional muitas vezes tem sido deixada de lado, e as atenções voltam-se apenas para o trabalho tecnicista e o domínio de conceitos, o que acarreta na formação de profissionais pouco comprometidos com aspectos sociais de sua profissão. Esse trabalho pretende fazer um relato de algumas práticas eticamente duvidosas, que podem ser observadas em alguns profissionais bibliotecários e estagiários de biblioteconomia no município de Teresina - PI, em seguida buscar em fontes bibliográficas embasamento para uma reflexão sobre os hábitos aqui relatados. Para isso utilizaremos textos de Sá (2001), Aranalde (2005), Vázquez (2007) entre outros. Afim de que possamos contribuir para um comportamento mais plausível da categoria.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/18QUANDO A BIBLIOTECA SE COMUNICA: espaço e ambientação2012-07-01T19:03:33+00:00Márcia Regina Pereira Sapiamarcia.tarabai@gmail.comFernando Bittencourt dos Santosfernandoubatuba@hotmail.comAurineide Alves Bragaaurineideb@yahoo.com.br<p>As bibliotecas entre públicas e privadas podem se apresentar como escolares, comunitárias, universitárias e especializadas, e assim necessitam adequar sua estrutura ao espaço físico que lhes são destinados e à sua metodologia de trabalho que envolve a política de atendimento ao usuário. Suas atividades podem se desenvolver em três grandes áreas: área de acervos, área dos funcionários e área destinada aos usuários. O presente estudo volta-se para a área destinada aos usuários, com análise do que envolve sua ambientação quanto à iluminação, ruídos, cores, temperatura e ventilação. Estende a análise à comunicação que se estabelece entre a biblioteca e seus usuários em decorrência da adequação do seu espaço e ambiente. Motiva e justifica o presente estudo a necessidade de se conhecer o que envolve esse preparo dos esses espaços de estudo e pesquisa e a comunicação estabelecida com o usuário de bibliotecas. O estudo caracteriza-se por uma revisão de literatura, com caráter exploratório em informações obtidas através de levantamento bibliográfico que tem como fontes: artigos científicos, livros, legislações e revistas especializadas em ambientação de espaços.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/20BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: um enfoque organizacional2012-07-01T19:03:33+00:00Leurismar Pereira; Aline de Sousa ;Kamila de Andrade; Ivone Bonfimleuzinhanke@yahoo.com.br<p>O fluxo de informação cresce a cada dia na sociedade e as unidades de informação precisam buscar meios de organizar e ampara toda essa demanda. Devido então ao fluxo informacional procuramos mostrar a importância do enfoque organizacional na Biblioteca Ednildo Gomes de Soárez da Faculdade Sete de Setembro. Bem como as mudanças que conduzem para obter resultados significativos tanto para o profissional quanto para a satisfação do serviço, a melhoria da comunicação usuário/atendente ou com o bibliotecário, a troca de informação, a produtividade, o desempenho dos funcionários que recebem a capacitação para melhor servir e o profissional bibliotecário que busca constantemente agregar novas informações para o meio sociocultural. O objetivo deste trabalho é conhecer a gestão e as estratégias empregadas na organização da informação, buscando dá ênfase ao seu crescimento. O método escolhido para a pesquisa foi o observacional. Quanto ao tipo de pesquisa, foram utilizadas dois tipos de pesquisa a de cunho exploratória e a de cunho bibliográfica. Diante destas questões, podemos concluir na prática a visão organizacional em uma unidade de informação. No caso a organização adota algumas ferramentas da administração como a Gestão Estratégica, onde apesar das dificuldades mencionadas, a organização se adaptou as mudanças externas e internas. Desta forma, a biblioteca prima na melhoria do atendimento de seu consumidor final, o usuário da biblioteca, satisfazendo assim as suas necessidades.</p> <p> </p> <p><strong>Palavra-chave:</strong> Organização. Biblioteca. Qualidade</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/21DO PALEOLÍTICO AO MUNDO GLOBALIZADO DOS IPADS: o desenvolvimento dos suportes informacionais no transcurso histórico da humanidade2012-07-01T19:03:33+00:00Rodrigo Oliveira de Paivarodrigopaiva522@gmail.comAline Nobre Nascimentoaline-l-@hotmail.comSamantha Andrade Araujosamanthaaraujo2000@yahoo.com.brSuelem Gadelha Pothersuelem_pother@hotmail.com<p>Mostra a evolução dos suportes de armazenamento da informação, a partir da aparição dos primeiros símbolos de escrita nas cavernas até as tecnologias atuais, identificando os materiais utilizados para se registrar o conhecimento humano. A pesquisa tem como principal objetivo apresentar a importância desta temática para a realidade dos suportes informacionais, dando-se ênfase aos mais diversos exemplos de recursos, como os papiros, pergaminhos, livros e entre outros mencionados no escopo deste trabalho. O percurso metodológico adotado valeu-se do uso de uma abordagem teórica por meio de um levantamento bibliográfico impresso e eletrônico. Como subsídios teóricos são utilizadas diversas idéias de autores que apresentam trabalhos concentrados nesta área de estudo, tais como, Robredo, Cunha, Monte e Lopes. Como conclusões mostra-se a relevância deste instrumento para o armazenamento do conhecimento humano, observa-se que o mais importante dentre todos os suportes estudados não é a importância histórica, mas sim o seu objetivo, que é o de facilitar o acesso à informação para todos, porque neles está gravado o que é produzido mentalmente ou materialmente pela sociedade, para enfim ser analisado e utilizado por todos para as mais diversas finalidades.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/44GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: conceitos e aplicabilidade organizacional2012-07-01T19:03:33+00:00Pietro Otávio Santiago Silvapietrosantiago1@gmail.comJosé Aniceto de Limaanicetojal@hotmail.com<p>A globalização transformou a competitividade nas organizações, antes a concorrência se resumia na quantidade de estabelecimentos comerciais ou de serviços do mesmo ramo de mercado em uma determinada área. Da demanda simples de oferta de um produto, passou-se a, uma exigência superior do mercado às reais necessidades dos consumidores. Nesse sentido entende-se que a adoção dos conceitos que norteiam a filosofia da Qualidade Total apresenta-se como um diferencial estratégico para a sobrevivência de uma organização. Por meio de uma revisão de literatura o artigo relaciona os primeiros conceitos da qualidade total e sua evolução, sob a ótica da gestão da informação. O Objetivo é apresentar ferramentas do Sistema de Qualidade Total para gestores organizacionais, no intuito de corroborar para solução da necessidade de aprimoramento das técnicas de gerenciamento de suas organizações. Os resultados obtidos identificaram a necessidade das unidades de informação se posicionar como organizações que necessitam da implantação dos processos gerenciais sob a luz dos princípios da Gestão da Qualidade Total. Permitindo assim, o aprimoramento dos processos e das técnicas de forma gradual e contínua, visando a excelência nos resultados em todas as áreas de atuação da organização.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/45PRODUÇÃO CIENTÍFICA: Conceitos, iniciativas e fatores complicadores2012-07-01T19:03:33+00:00Aurélio Fernando Ferreiraaurelio.fernando@hotmail.comValéria Bastos da Silvabastos_val@yahoo.comA produção científica pode ser conceituada como o resultado do processo de criação do conhecimento através da pesquisa, explicitado e registrado em um suporte, é através desta produção que o conhecimento de dentro da universidade chega até a sociedade e organizações visando seus desenvolvimentos. Este trabalho, através de análise bibliográfica e pesquisa com alunos de Universidades Federais, busca conceituar e mostrar as iniciativas nacionais para o crescimento da produção científica, bem como visualizar possíveis fatores complicadores desta produção. Como resultados o trabalho mostra, através da análise de alunos de Instituições Federais, quais os principais fatores complicadores dando subsídios para os gestores empreenderem possíveis mudanças neste quadro, o trabalho se justifica pela importância que a produção científica tem como veículo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de um país através do desenvolvimento da ciência.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/57A CATALOGAÇÃO NO ÂMBITO DAS CINCO LEIS DA BIBLIOTECONOMIA2012-07-01T19:03:33+00:00Márcia Regina Pereira Sapiamarcia.tarabai@gmail.comHenrique Cesar Ramos Fariasfarias.henrique@gmail.comA informação avançou as fronteiras geográficas e espaciais exigindo a organização dos seus suportes para facilitação no seu acesso e consequente uso. A preocupação com a organização dessa informação de forma a atender os usuários em suas necessidades mais específicas deu surgimento à Catalogação que veio firmar-se como algo maior e mais significativo do que uma simples relação ou inventário. Sua execução resulta nos Catálogos que são os instrumentos através dos quais essa organização é comunicada, é possibilitada ao usuário. Nesse contexto, a Catalogação é fundamental na prática biblioteconômica que se norteia pelas Cinco Leis da Biblioteconomia, posto sua importância para que efetivamente os itens disponibilizados em bibliotecas sejam para uso, quando então possa ser facultado o encontro do usuário com o item de sua preferência e o encontro desse item com o seu usuário, caminhando-se para poupar o tempo desse usuário, o tempo do profissional bibliotecário e comunicar uma biblioteca viva, atuante, participativa. O presente estudo faz uma revisão da literatura objetivando demonstrar a importância da Catalogação no âmbito das Cinco Leis da Biblioteconomia.2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/59O Perfil do bibliotecário empreendedor nas bibliotecas universitárias2012-07-01T19:03:33+00:00danielle de lima silvadanyellylima2007@gmail.commarcelo cunha de andradebarcellus_mca@hotmail.comrafael pereira freitasrafaklombra@hotmail.com<p>Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza objetivos, disposto a assumir riscos. O estudo objetiva apresentar o perfil do bibliotecário empreendedor nas bibliotecas universitárias, bem como caracterizar suas diversas atuações nesse ambiente. O embasamento teórico metodológico ocorre por meio de pesquisa bibliográfica de autores que versam a temática abordada. Portanto, vale ressaltar que o bibliotecário tradicional ligado aos métodos, técnicas e ferramentas aplicadas desde suas primeiras práticas passa a dar lugar ao bibliotecário empreendedor, um profissional dinâmico que alia a tecnologia da informação para inovar e disseminar o conhecimento. Nessa linha, compreende-se que são necessárias mudanças nos perfis desses profissionais que precisam de uma visão multidisciplinar, que reúna novas competências e habilidades para competirem no mercado de trabalho.<strong></strong></p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/29EVOLUÇÃO DOS SUPORTES INFORMACIONAIS: passado, presente e futuro das revistas científicas2012-07-01T19:03:33+00:00Elane Ribeiro RibeiroANYSILVA20@YAHOO.COM.BR<p>A premissa central deste artigo é que as revistas científicas são publicaçõesperiódicas elementares nas bibliotecas universitárias. Elas servem a função de promover o progresso da ciência subsidiando a realização de novas pesquisas em diversas áreas do campo científico. As revistas científicas são estruturadas por vários artigos de acordo com determinadas especialidades temáticas que, após serem submetidos à avaliação e revisão pelos pares, são certificados que seu conteúdo está de acordo com um determinado padrão de qualidade para publicação. Nesta direção, o presente trabalho se propõe a analisar as principais características de veículo de comunicação ao longo do tempo, bem como as mudanças ocorridas na história desse material de informação.</p> <p> </p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/73NOVAS PRÁTICAS DE ACESSO A INFORMAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, a primeira biblioteca parque do país.2012-07-01T19:03:33+00:00Alex dos Reis Saraivaalex_unirio@hotmail.comFelipi Corrêa de Assisfelipicorrea@yahoo.com.br<span style="font-size: 10pt;">Aborda o papel das bibliotecas como transformadoras sociais. Apresenta um estudo de caso com a Biblioteca Parque Manguinhos, pioneira no Brasil, localizada no Complexo de Manguinhos, um bairro formado por 16 comunidades localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que infelizmente foi esquecido durante anos pelos governantes. Alocada em uma área de 2.3 mil metros quadrados e com um acervo de 25 mil itens abordando praticamente todos os campos do conhecimento e 650 filmes, a Biblioteca Parque Manguinhos é inspirada nas bibliotecas parque de Medelín e Bogotá. Bem mais que uma biblioteca no conceito tradicional, trata-se de um espaço cultural e de convivência, que oferece à comunidade serviços como, brinquedoteca, seção de periódicos, sala multiuso para reuniões da comunidade, um setor específico em braille voltado a leitores especiais, biblioteca digital, DVDteca, internet comunitária e rede wi-fi, sempre voltada à atualização frente às tecnologias da informação, além de servir como palco de inúmeras atividades de cunho cultural e educacional com atividades de incentivo a leitura, contação de estórias, peças teatrais, etc. com o propósito de inserir a comunidade na chamada “sociedade da informação”, formando cidadãos conscientes, a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Tratando-se de um espaço cultural, a biblioteca põe em prática a ética e o papel social do bibliotecário: o acesso à informação, educação e cultura para a comunidade em geral, enfatizando que a biblioteca além de funcionar como um espaço de leitura e pesquisa, também pode também ser um centro de cultura e lazer.</span>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/enebd2011/article/view/12A LEITURA COMO TRATAMENTO: diversas aplicações da biblioterapia2012-07-01T19:03:33+00:00Geyse Maria Costageyse.ac@hotmail.com<p>O artigo aborda a biblioterapia como possibilidade de terapia por meio da leitura. Sugere práticas de leitura que proporcionem interpretação de textos e comentários adicionais a eles. Pode ser utilizada em tratamentos de pessoas acometidas por doenças físicas e mentais, é aplicável na educação, na saúde e reabilitação de indivíduos.</p><p>Investiga a atuação do bibliotecário como biblioterapeuta, tendo em vista que ainda são poucos os estudiosos da biblioterapia no Brasil.</p><p>A carência de informações sobre a prática, ainda é grande, porém as literaturas mostram eficiência desta aplicação desde muito tempo.</p>2012-05-24T00:00:00+00:00Copyright (c)