A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: discutindo um processo
Resumo
Trata da Gestão do conhecimento em Bibliotecas Universitárias. Destaca a importância da GC em BUs como mecanismo de desenvolvimento, elencando como suportes para o estudo a análise da conversão do conhecimento que se configura em quatro modos: Socialização - externalização – combinação – internalização. Objetiva analisar o processo de gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias a partir da visão de três elementos considerados detentores de conhecimentos essenciais para a efetivação do processo, a saber: bibliotecários - usuários – colaboradores e conceituando os conhecimentos o tácito e o explicito. Descreve a pesquisa e as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do estudo, relacionando autores e teorias chave para a compreensão do tema. Sugere momentos e práticas biblioteconômicas necessárias para que ocorra esse tipo de gestão, porém alerta que deve ocorrer uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional para a efetivação desse modelo considerada necessária para a concretude dos objetivos das bibliotecas universitárias como pilares das Instituições de Ensino Superior.