Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes <p><strong>Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional&nbsp;</strong>é uma publicação semestral (janeiro e julho) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo é criar um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre fenômenos comunicacionais contemporâneos que dialoguem com as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional. Temos interesse em publicar materiais desenvolvidos por estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores e pesquisadores,&nbsp;em formatos de artigo científico, entrevista, relato de experiência, ensaio e trabalhos de natureza mais experimental.&nbsp;A&nbsp;<strong>Revista Conexões</strong> publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e temas&nbsp;da área de&nbsp;comunicação de maneira geral.</p> pt-BR conexaorp@ufam.edu.br (Comissão Editorial) israelrocha@ufam.edu.br (Israel Rocha) Thu, 06 Feb 2025 23:22:11 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Escândalos e exposição //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17221 <p style="font-weight: 400;">Considerados como “deuses”, a vida profissional, assim como a pessoal, de personalidades públicas gera curiosidade por parte de seus fãs e de seus seguidores, que buscam se informar em vários meios de comunicação sobre como é o dia a dia do seu ídolo preferido, sem distinção entre o público e o privado. E a busca torna-se intensa quando algum fato “extraordinário”, como separações e traições, afeta a vida pessoal desse artista. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou analisar as redes sociais de artistas que expuseram sua vida pessoal e como foram estampados na mídia, verificando os impactos em sua imagem pública. O método de pesquisa aplicado é de natureza básica e aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e com procedimentos documental, bibliográfico e de levantamento, bem como análise de conteúdo. Definiu-se perfis de celebridades que estavam em alta pela exposição de suas vidas privadas, durante os anos de 2022 e 2023. A metodologia também incluiu a análise de biografias, clipagem das principais notícias e investigação da opinião dos usuários nas redes sociais. Como resultado, evidenciou-se que a espetacularização da vida pessoal das celebridades analisadas gerou tanto apoio quanto críticas, impactando diretamente a reputação e a imagem pública.</p> Vivia Pantoja, Célia Maria da Silva Carvalho Copyright (c) 2025 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17221 Thu, 06 Feb 2025 00:00:00 +0000 Do impresso ao digital //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16830 <p style="font-weight: 400;">O acesso à publicidade ocorre de forma distinta em diferentes gerações, devido aos avanços da tecnologia que possibilitaram formas mais dinâmicas para as marcas divulgarem seus produtos. Centralizando seu foco nessa questão, este artigo discute a influência da tecnologia na publicidade da marca Mattel e seus impactos no público consumidor ao longo dos anos. Para isso, foi realizada uma análise comparativa entre as mudanças na forma de realizar essa publicidade antes e depois da popularização da <em>internet</em>, identificando traços da evolução tecnológica na publicidade da Mattel por meio de anúncios publicitários, de conteúdos midiáticos, de <em>clipping</em> de notícias e de opiniões de usuários de redes sociais. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com a finalidade de verificar como os públicos-alvo da Mattel, divididos em três gerações, tomaram conhecimento de seus produtos por meio das ações publicitárias da fabricante de brinquedos. O objetivo geral do estudo que deu origem a este artigo é analisar como a tecnologia tem influenciado a publicidade da marca Mattel e seus impactos no público consumidor. Com os resultados deste trabalho, foi possível inferir que os avanços tecnológicos foram cruciais para que a publicidade da Mattel impactasse seu público-alvo em termos de vendas e de imaginário coletivo.</p> Lucas Wilson Fernandes Santiago, Matheus Eduardo Braga de Melo, Célia Maria da Silva Carvalho Copyright (c) 2025 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16830 Fri, 07 Feb 2025 00:00:00 +0000 Louis Dreamhouse™ //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17253 <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta considerações oriundas da pesquisa de Iniciação Científica que, por meio da análise das fotografias publicitárias da campanha da coleção masculina <em>fall-winter</em> de 2022, da grife de luxo <em>Louis Vuitton</em>, buscou discutir a fotografia como um meio de comunicação. A pesquisa destaca como os elementos e as técnicas publicitárias podem contribuir para a construção da reputação institucional, fortalecendo sua imagem e relacionamento perante os públicos. A metodologia aplicada envolveu uma abordagem com foco na pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentando-se no modelo de análise de imagens proposto por Joly (2007), para estudo das peças publicitárias da marca. Por meio da pesquisa foi possível compreender as razões pelas quais a fotografia se tornou um instrumento indispensável na apresentação dos modelos da coleção, permitindo assim que a marca atraia seu público por meio da estética e da narrativa transmitidas pelas imagens, reforçando o <em>status</em> de luxo e de qualidade da grife.</p> Pedro Lucas Nogueira Santos, Luiz Antonio Santana Silva Copyright (c) 2025 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17253 Tue, 11 Feb 2025 00:00:00 +0000 O conceito de imagem nas perspectivas do direito e das relações públicas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17425 <p style="font-weight: 400;">A imagem é fundamental em várias áreas do conhecimento, devido à sua influência sobre a reputação e à credibilidade de indivíduos e organizações. No Direito, deve ser protegida contra violações, pois faz parte da essência e da dignidade do indivíduo. Nas Relações Públicas, a imagem é vista como um ativo intangível que envolve a percepção pública. O artigo analisa o termo <em>imagem</em> nos dois campos de estudo e as aparições públicas que resultaram em prejuízo. A metodologia foi qualitativa, com procedimentos documentais, bibliográficos e de levantamento, analisando casos de prejuízos de imagem de dez personalidades públicas. Os dados foram analisados para identificar padrões jurídicos e comunicacionais. Os resultados demonstram que o uso não autorizado de imagens gera impactos significativos, destacando a proteção legal da imagem e o impacto social de sua exploração.</p> Amanda Loiuse Marques, Igson Guilherme Maia, Célia Maria Carvalho Copyright (c) 2025 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17425 Tue, 11 Feb 2025 00:00:00 +0000 Do Marketing às Relações Públicas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17424 <p>O uso do termo público é recorrente nas áreas de Marketing e de Relações Públicas; entretanto, ambas apresentam direcionamentos distintos quando se referem a essa palavra. Nas Relações Públicas, o público pode ser um grupo de pessoas com o qual se busca estabelecer relações para disseminar informações positivas sobre uma organização. No Marketing, por sua vez, o público pode vir a ser os clientes em potencial de uma empresa, que a organização deseja alcançá-los por meio de diversos canais, tais como publicidade, mídias sociais e comunicação interpessoal. Este artigo discute as concepções do termo público utilizado nas áreas de Marketing e de Relações Públicas, verificando as semelhanças e diferenças. Quanto à metodologia, realizou-se uma abordagem qualitativa e com procedimentos documental, bibliográfico e de levantamento, além de um estudo comparativo de estratégias utilizadas por seis organizações nos campos do Marketing e das Relações direcionadas aos públicos vinculados a elas. Os resultados demonstram a importância da personalização das estratégias para atender às expectativas específicas de cada público. Verificou-se, ainda, que a integração entre Marketing e Relações Públicas potencializa a eficácia das comunicações, permitindo que as empresas não apenas atinjam seus objetivos comerciais, mas também construam vínculos duradouros com seus públicos. Essa sinergia é crucial para o sucesso organizacional em um ambiente empresarial dinâmico e em constante evolução.</p> Emanuel Venâncio Santarém Pedroso, Célia Maria da Silva Carvalho Copyright (c) 2025 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/17424 Tue, 11 Feb 2025 00:00:00 +0000