//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/issue/feedConexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional2024-11-28T22:53:13+00:00Comissão Editorialconexaorp@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional </strong>é uma publicação semestral (janeiro e julho) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo é criar um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre fenômenos comunicacionais contemporâneos que dialoguem com as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional. Temos interesse em publicar materiais desenvolvidos por estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores e pesquisadores, em formatos de artigo científico, entrevista, relato de experiência, ensaio e trabalhos de natureza mais experimental. A <strong>Revista Conexões</strong> publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e temas da área de comunicação de maneira geral.</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/13735Paisagens teórico-metodológicas contemporâneas em relações públicas e comunicação organizacional2023-11-03T18:37:00+00:00Adriane Rochaadriannnerocha@gmail.comIsrael de Jesus Rochaisraelrocha@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">É possível afirmar que temos uma discussão teórica e metodológica consolidada no campo das relações públicas e comunicação organizacional no Brasil? Em outras palavras, temos teorias que sustentam as práticas na área? E se existem quais são as principais características contemporâneas. A partir desses questionamentos procuramos mapear arcabouços teóricos e metodológicos contemporâneos na área das relações públicas e comunicação organizacional a partir de uma análise das teses e dissertações publicadas no Programas de Pós-Graduação do Brasil. Metodologicamente, foram mapeados os programas de pós-graduação em comunicação, relações públicas ou comunicação organizacional e as publicações nos últimos quinze anos. A partir do mapeamento realizamos uma análise de conteúdo e a categorização do corpus de texto originado das teses e dissertações coletadas. Os resultados indicam que os trabalhos voltados para Comunicação Organizacional nos PPGs das universidades públicas do Brasil.</p>2024-02-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14101Estágio supervisionado de Relações Públicas na gestão pública e seus desafios: uma relação entre teoria e prática2024-01-29T20:40:41+00:00Andrielly de Oliveira Mitousoandriellymitouso1@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O estágio supervisionado é a execução prática do processo educacional de ensino-aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas e a aplicação do conhecimento teórico no contexto organizacional. Pensando nisso, o presente artigo objetiva descrever o desempenho prático da modalidade de estágio supervisionado na área de Relações Públicas, por meio de atividades elaboradas no Departamento de Prevenção à Violência - DPV, integrado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - SSP-AM. O relato das ações desenvolvidas nesta organização</span><em><span style="font-weight: 400;">, </span></em><span style="font-weight: 400;">teve como base essencial o conhecimento teórico de autores das áreas de comunicação, </span><em><span style="font-weight: 400;">design </span></em><span style="font-weight: 400;">e fotografia, que juntos, contribuíram para a viabilização de uma comunicação estratégica, utilizando as ferramentas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação dos resultados.</span></p>2024-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14021Comunicando em tempos de crise2024-01-29T20:46:07+00:00Daniel da Silva Oliveiradsodaniel.silvaoliveira@gmail.comFernando da Silva Lopesfernando.lopes166@gmail.comMaria Emília de Oliveira Pereira Abbudmariaemiliaabbud@gmail.com<p style="font-weight: 400;">O artigo aborda os resultados de pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), referente ao período de 2020/2021. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas mídias sociais das Lojas Bemol durante a pandemia da Covid-19. Foram identificadas dez (10) mídias sociais utilizadas no período de janeiro a junho de 2020, incluindo o <em>site</em> oficial, <em>Instagram</em>, <em>Facebook</em>, <em>Twitter</em>, <em>LinkedIn</em>, <em>YouTube</em> e <em>WhatsApp</em>, além do <em>blog </em>oficial, do espaço publicitário no portal G1 e de <em>chatbot</em>. Demonstrou-se que a Bemol adaptou suas estratégias pré-existentes para atender às demandas da crise, mantendo-se conectada aos avanços da comunicação digital e às necessidades do público. A readequação das mídias sociais permitiu alcançar diversos segmentos de consumidores, contribuindo para a competitividade da empresa. Ressalta-se a estratégia abordada nas <em>lives</em> realizadas em seus canais comunicacionais, que resultaram em maior engajamento junto à sociedade em geral e não somente com seu público consumidor.</p>2024-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14516Militância amarela2024-03-08T14:07:27+00:00Anna Renata Goes Carvalhoannaregoes@gmail.comGabriela Yumi Etogabrielaeto111@gmail.comAline Ferreira Liraaline@ufam.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar os perfis do Instagram que debatem pautas relacionadas ao combate ao preconceito e à discriminação com relação à população amarela. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da qual foi realizado um levantamento sobre os indivíduos e os movimentos sociais que promovem esse debate no Instagram, além de identificar os principais temas e argumentos abordados quando o assunto é combate à discriminação asiático-brasileira. A partir do surgimento da pandemia da Covid-19, este trabalho se mostra relevante para que se conheça como a militância amarela está atuando para reverter o cenário xenofóbico.</span></p>2024-04-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14433O ensino da disciplina Comunicação e Diversidade em Relações Públicas2024-02-01T12:20:47+00:00Mateus Pacheco Braga Evangelistamateeuspacheeco@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta uma proposta da disciplina Comunicação e Diversidade para ser inserida na matriz curricular do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Essa proposta é oriunda dos resultados sobre as perspectivas do tema diversidade na formação de profissionais de Relações Públicas por meio da inserção da disciplina Comunicação e Diversidade nos cursos de graduação das universidades brasileiras</span><span style="font-weight: 400;">. O ensino da Comunicação e Diversidade em cursos de graduação em RP, em geral, não são oferecidas em seus currículos, com uma porcentagem mínima ao fazer abordagem direta ou indireta ao tema. Mesmo com a abordagem indireta, viu-se a possibilidade da criação da disciplina específica no curso de RP da UFAM por meio da atualização do Projeto Político-Pedagógico do curso.</span></p>2024-05-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14644A Realização de estágio não obrigatório na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (2021-2022): 2024-03-08T14:11:17+00:00Jéssica Ketlen Mendes da Silvajessicaketlen8@gmail.com Luiz Antonio Santana da Silvaluizsantana@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este trabalho relata a trajetória de estágio não obrigatório realizado na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Amazonas, no período de 2021 a 2022 e teve como principal objetivo relatar as experiências vividas, as habilidades adquiridas e a aplicabilidade diária do conhecimento aprendido na universidade aliado à prática do cotidiano profissional. Apresenta a história do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), assim como o histórico político-pedagógico do estágio curricular e extracurricular no curso de Relações Públicas, além da importância dos estágios para a formação acadêmica dos discentes de RP. Para isso, o trabalho contou com o uso da metodologia qualitativa e quantitativa, onde foi realizado levantamento bibliográfico e estatístico, trazendo dados e informações estatísticas sobre os resultados das ações e estratégias de comunicação desempenhadas no estágio. O estágio teve como base as áreas de Assessoria de Comunicação e Marketing, <em>Social Media</em> e Comunicação Pública, tendo como foco a produção de conteúdos e planejamento estratégico para as redes sociais da Secretaria. Desse modo, foi possível constatar que a atividade de estágio proporcionou resultados positivos na minha formação e diversos conhecimentos, habilidades e atitudes, acerca da profissão de Relações Públicas e a cultura amazonense.</p>2024-05-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/15159Relato de experiência do projeto de extensão Fala RP!2024-04-30T22:33:42+00:00Maria Eduarda Lobão de Limadudawwlobao@gmail.comIsrael de Jesus Rochafalecomrp@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo relatar a experiência no desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Fala, RP!”, desenvolvido para apresentar o curso de Relações Públicas, da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para escolas públicas de ensino médio. A experiência do projeto permitiu construir com as escolas, alunos e participantes novas abordagens para a comunicação social no Amazonas, a partir dos aportes da comunicação comunitária. Foram realizados eventos em quatro escolas, dentre elas quatro turmas de ensino médio de turno vespertino e matutino, nas quais foram realizadas palestras com professores e egressos do curso de Relações Públicas da UFAM. Como resultado apontamos maior engajamento dos estudantes universitários com a comunidade externa e conhecimento acerca do mundo acadêmico a partir dos relatos de experiência em sala de aula e sobre a universidade e o curso de Relações Públicas, suas funções e atividades.</p>2024-05-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14768Análise da política de diversidade da Universidade Federal do Amazonas e seu impacto na opinião dos usuários de suas redes sociais2024-04-30T15:06:31+00:00Diego Fernandesdiego.frota2012@gmail.comCélia Carvalhoccarvalho@ufam.edu.br<p>O espaço acadêmico é plural, democrático e dinâmico, o que impõe às universidades a tomada de decisões por meio de políticas instituídas que beneficiam as pessoas que atuam no ambiente institucional das academias. Este projeto de pesquisa versou sobre a política de diversidade oficializada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objetivando conhecer e entender o papel da representatividade em suas instâncias. A metodologia configurou-se no escopo da pesquisa qualitativa, com procedimento documental (PDI, Resolução do Conselho Universitário e do <em>website </em>institucional da Universidade) e análise de conteúdo, verificando se há ou não uma política de diversidade posta e aplicada, bem como fora feita a observação a respeito do que pensam os usuários das redes sociais oficiais da Instituição sobre as práticas de diversidade adotadas por ela. Como resultado observou-se que, apesar de possuir uma política de diversidade bem instituida em suas diretrizes, a aplicabilidade destas políticas deixa a desejar, conforme análise da opinião dos usuários do Twitter e do Instagram da Universidade. Além de que a divulgação destas políticas ainda carecem de atenção.</p>2024-05-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14010O samba como território da folkcomunicação2024-02-03T01:10:35+00:00Caio Pereira Profirocaioprofiro@outlook.comLuiz Antonio Santana da Silvaluizsantana@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este estudo apresenta resultados oriundos da pesquisa de Iniciação Científica que se exteriorizam a partir da premissa de Rubens Lopes Junior (2018), que sugere a integração do samba como uma expressão cultural ligada a diversos elementos das narrativas folkcomunicacionais, destacando-se a interseção entre Comunicação e Música como estratégias de transmissão e circulação de informações. Para o entendimento do gênero, utilizou-se de técnicas de pesquisa exploratória e analítica, associadas a um levantamento bibliográfico em literatura especializada e documental, incluindo canções e filmes. Buscou-se entender como Bezerra da Silva (1927-2005) influenciou as discussões sobre o combate à opressão sociorracial e, simultaneamente, contribuiu para a formação da identidade musical do gênero. Após análises e constatações, obteve-se meios para afirmar que o samba é um instrumento de comunicação que denuncia as mazelas do Estado brasileiro.</p>2024-05-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14747Divulgação publicitária nas postagens do Muy Gringo e a formação de hábitos alimentares dos manauaras2024-05-16T17:26:56+00:00Isaias Santanaisaiass327@gmail.comCélia Maria da Silva Carvalhoccarvalho@ufam.edu.brMaria Emilia Pereira de Oliveira Abbudemiliaabbud@hotmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo investigar se o Restaurante Muy Gringo influencia o seu público a partir da rede social Instagram, identificando suas estratégias de comunicação no universo da rede social, discorrer sobre o conteúdo das postagens e se a proposta alimentícia é benéfica para o consumidor. Para isso, foi realizada análise de conteúdo das publicações postas nas redes sociais e os comentários dos usuários, em que se procedeu uma análise das postagens da organização no Instagram, verificando que as fotografias, as legendas e o engajamento do público consumidor.</p>2024-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14080As estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo2024-02-01T11:56:13+00:00Vitória Fernanda Nunes Araújovitoriafernandarp@gmail.comLuiz Antonio Santana da Silvaluizsantana@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta uma análise das estratégias de comunicação para ascensão do gênero <em>Reggaeton</em> no Brasil por meio das plataformas digitais de áudio e vídeo. O <em>Reggaeton</em> é um gênero musical originário de Porto Rico que conquistou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos seis anos, e as plataformas digitais têm desempenhado um papel fundamental nesse processo. Observou-se que o gênero <em>Reggaeton</em> tem problemas de inserção no mercado brasileiro e, a partir dessa premissa, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que analisou as estratégias comunicacionais para ascensão do gênero no Brasil após o lançamento da música Despacito em 2017, do cantor Luis Fonsi. A pesquisa abordou conceitos e teorias relacionados às estratégias de comunicação, de marketing, de publicidade, de relações públicas e da indústria fonográfica, a fim de embasar a análise das estratégias adotadas. A pesquisa buscou contribuir para o entendimento das dinâmicas de promoção musical por meio das estratégias comunicacionais na era digital e para a compreensão do processo de popularização do <em>Reggaeton</em> no Brasil.</p>2024-07-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16088Produzido no Polo Industrial de Manaus2024-08-16T23:55:13+00:00Valéria Maria Saturninovaleriasaturnino29@gmail.comMateus Pacheco Braga Evangelistamateeuspacheeco@gmail.com<p style="font-weight: 400;">O presente artigo descreve a experiência de estágio não obrigatório no setor de comunicação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), realizado entre maio de 2022 e março de 2023. Fala sobre os conceitos e perspectivas da comunicação pública, bem como a atividade em órgãos públicos. Ressalta a importância da atividade do estágio para a formação profissional do acadêmico e como o processo é gerido dentro da Universidade Federal do Amazonas e no curso de Relações Públicas. Pelo relato é possível visualizar que a experiência permitiu a prática do conhecimento obtido em sala de aula, assim como o aprendizado com profissionais da comunicação e de outras áreas. Foram desenvolvidas atividades como auxílio no planejamento, implementação e gerenciamento da comunicação institucional, relacionamento estratégico com os públicos por meio de eventos e mídias sociais, pesquisa e auditoria de opinião. Dessa forma, foi possível observar que a atividade de estágio cumpriu um papel satisfatório na formação, com a construção de boas relações, não só com profissionais da comunicação, mas também de outras áreas, além do alinhamento do exercício laboral com os valores que a autarquia visiona nas suas filosofias organizacionais.</p>2024-09-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/15892Relato de experiência de estágio não-obrigatório na Concessionária dos Aeroportos da Amazônia 2024-08-16T23:35:55+00:00Renan Gonçalvesrenangoncalves.assuncao@gmail.com<p>O presente artigo, em formato de relato de experiência, aborda a trajetória do acadêmico Renan Gonçalves durante o estágio no setor de comunicação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S.A, empresa subsidiária do grupo VINCI <em>Airports</em>, responsável por administrar sete aeroportos na região norte do Brasil pelos próximos 30 anos, a contar de 2021. O estágio ocorreu de dezembro de 2022 a abril de 2024, proporcionando ao graduando do curso de Relações Públicas a possibilidade de exercer atividades profissionais como branding e comunicação visual, comunicação interna e organização de eventos. O resultado da experiência foi bastante enriquecedor, mostrando como a vivência acadêmica é fundamental no exercício profissional e a importância da prática do estágio, preparando o aluno para o mercado de trabalho.</p>2024-09-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/15921Comunicação organizacional2024-08-16T23:24:01+00:00Antonio Machadoantoniomachado35824@gmail.comMaria Emilia Abbudmariaemiliaabbud@gmail.com<p style="font-weight: 400;">O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – realizada no período de 2022 a 2023. Com o objetivo de conhecer as perspectivas teóricas atuais sobre comunicação organizacional no Brasil, a pesquisa analisou os Anais dos congressos de Ciências da Comunicação, Abrapcorp, Compós e Intercom Nacional no período de 2019 a 2021. Os trinta e oito (38) textos identificados, abordaram: comunicação interna e externa; estratégias comunicacionais; mídias sociais; comunicação multimídia; e personalização da mensagem. A pesquisa identificou a comunicação organizacional como pilar das estratégias organizacionais, através da personalização das mensagens para atender às necessidades de públicos diversos, da inovação constante, para se adequar às demandas atuais, e da inclusão de plataformas digitais para uma interação atrativa. Tornando a comunicação organizacional vital para o sucesso das organizações.</p>2024-09-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/15900Comunicação estratégica e as organizações contemporâneas2024-08-16T23:44:18+00:00Giulianna Carvalho da Costa e Silvagiulianna-carvalho@hotmail.comBeatriz de Souza Nunesnunes.beatriz1401@gmail.comMaria Emília de Oliveira Pereira Abbudmariaemiliaabbud@gmail.com<p>O referido artigo apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conduzida no período de 2022 a 2023. Seu objetivo foi analisar as estratégias comunicacionais nas organizações contemporâneas, tendo como base os Anais de congressos de Ciências da Comunicação de 2019 a 2021. Foram selecionados sessenta e seis (66) artigos com a palavra-chave "comunicação organizacional". Os resultados revelam interesse por diversidade, comunicação estratégica e relacionamento, destacando a importância de alinhar práticas comunicacionais aos objetivos organizacionais. Metodologicamente, houve equilíbrio entre Pesquisa Bibliográfica, Estudo de Caso e Análise de Discurso, refletindo a complexidade e diversidade do campo. A evolução contínua da comunicação estratégica em organizações contemporâneas exige investigação profunda das interconexões com dinâmicas organizacionais atuais.</p> <p> </p> <p>Palavras-chave: organizações; comunicação; comunicação estratégica; contemporaneidade.</p>2024-09-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16796Cartografando a produção científica sobre mudanças climáticas na Região Norte2024-11-15T18:26:38+00:00Jacqueline Oliveirajacpeioli@gmail.comAna Silvaanapinho972@gmail.comIsrael Rochaisraelrocha@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">As mudanças climáticas têm mobilizado uma série de atores em torno de seus desdobramentos ambientais, sociais, políticos e culturais. Se durante o século XX o debate estava circunscrito às arenas científicas e aos poucos núcleos de formadores de políticas e de orientações sobre o meio ambiente, hoje, sobretudo pelos recorrentes eventos extremos ligados à mudança do clima no planeta, uma multiplicidade de atores e arenas tem-se constituído em torno dos problemas decorrentes das emergências climáticas, ampliando a discussão sobre as possíveis soluções locais e globais de mitigação e de adaptação. Tentando compreender como esse processo espraia-se pela região norte, o artigo discute a produção científica local sobre mudanças climáticas. Nesse sentido, realizamos um levantamento nas bases de dados <em>Scientific Eletronic Library Online e Web of Science</em>, a fim de coletar publicações que estudam a questão climática e seus desdobramentos locais na região norte. Foram coletados doze artigos de natureza qualitativa e em seguida analisamos os seguintes aspectos: 1. Identificação de instituições e pesquisadores que atuam com mudanças climáticas na região norte; 2. Mapeamento das redes de pesquisa que se formam em torno do problema da questão climática na região; 3. Mapeamento das áreas de pesquisa predominantes e os possíveis cruzamentos entre saberes distintos; 4. Análise das produções e atuação dos pesquisadores dentro e fora da região norte. A análise dos dados aponta para uma rede de pesquisadores centrada na produção de evidências que articulem os efeitos das mudanças climáticas na paisagem e na biodiversidade local. Além disso, os dados sugerem uma necessidade de chamar atenção para a irreversibilidade de seus desdobramentos ambientais, sociais e políticos na região.</p>2024-12-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16577Podcasts organizacionais como estratégia de relacionamento com públicos2024-11-28T22:53:13+00:00Beatriz Guerra de Mendoncabiaguerramendonca@gmail.comLawanda Lima Marinholimalawandamarinho@gmail.comAline Ferreira Lira Aline@ufam.edu.br<p style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta o resultado da investigação do uso de <em>podcasts</em> como estratégia de relacionamento com os públicos na plataforma Spotify. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da qual foram identificadas as empresas que utilizam o <em>podcast</em> institucional, os públicos para os quais ele se destina e caracterização do podcasts quanto aos seus objetivos, formatos, temas e abordagens. Embora tenham surgido em 2004 e se popularizado a partir de 2014, os <em>podcasts </em>começaram a ser utilizados por organizações para manter e estabelecer relacionamento com os públicos a partir de 2020, devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Este trabalho, portanto, torna-se relevante uma vez que lança luz sobre uma questão relativamente nova na área de Relações Públicas. Além disso, os resultados desta pesquisa servirão de subsídio para a disciplina Produção Audiovisual, do curso de Relações Públicas, ministrada no sexto período. Os resultados evidenciam que os <em>podcasts</em>institucionais têm buscado atingir uma variedade de públicos, não se limitando apenas aos clientes, mas também incluindo governo, imprensa e a sociedade em geral. Isso revela uma estratégia abrangente que visa a fortalecer a imagem da empresa e dialogar com os públicos estratégicos sobre temas relevantes.</p>2024-12-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/16501Comunicação Pública e Ensino Superior2024-11-15T18:42:18+00:00Geandrey Xaviergeanoliveiraxavier@hotmail.com<p style="font-weight: 400;">As Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo setor público, assim como toda organização que presta serviços em nome do Estado, têm compromisso especial com a promoção e a consolidação da forma democrática de governo, enxergando, na comunicação, uma de suas principais ferramentas na busca por legitimação das suas atividades junto à sociedade. Nesse contexto, o desenvolvimento da prática de comunicação pública tornou-se essencial no processo de promoção da participação cidadã e do controle social, dois dos pilares fundamentais do pleno exercício da cidadania. O presente artigo consiste no relato de experiência de estágio não obrigatório, desenvolvido na Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), expondo de que forma o conteúdo teórico depreendido em sala de aula pôde ser empregado no cotidiano de uma organização do primeiro setor, especialmente na realização de atividades que dizem respeito ao planejamento estratégico e à comunicação institucional.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional