//periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/issue/feed Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional 2024-05-16T17:26:56+00:00 Comissão Editorial conexaorp@ufam.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Conexões: Revista de Relações Públicas e Comunicação Organizacional&nbsp;</strong>é uma publicação semestral (janeiro e julho) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo é criar um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre fenômenos comunicacionais contemporâneos que dialoguem com as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional. Temos interesse em publicar materiais desenvolvidos por estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores e pesquisadores,&nbsp;em formatos de artigo científico, entrevista, relato de experiência, ensaio e trabalhos de natureza mais experimental.&nbsp;A&nbsp;<strong>Revista Conexões</strong> publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e temas&nbsp;da área de&nbsp;comunicação de maneira geral.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/13735 Paisagens teórico-metodológicas contemporâneas em relações públicas e comunicação organizacional 2023-11-03T18:37:00+00:00 Adriane Rocha adriannnerocha@gmail.com Israel de Jesus Rocha israelrocha@ufam.edu.br <p style="font-weight: 400;">É possível afirmar que temos uma discussão teórica e metodológica consolidada no campo das relações públicas e comunicação organizacional no Brasil? Em outras palavras, temos teorias que sustentam as práticas na área? E se existem quais são as principais características contemporâneas. A partir desses questionamentos procuramos mapear arcabouços teóricos e metodológicos contemporâneos na área das relações públicas e comunicação organizacional a partir de uma análise das teses e dissertações publicadas no Programas de Pós-Graduação do Brasil. Metodologicamente, foram mapeados os programas de pós-graduação em comunicação, relações públicas ou comunicação organizacional e as publicações nos últimos quinze anos. A partir do mapeamento realizamos uma análise de conteúdo e a categorização do corpus de texto originado das teses e dissertações coletadas. Os resultados indicam que os trabalhos voltados para Comunicação Organizacional nos PPGs das universidades públicas do Brasil.</p> 2024-02-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14101 Estágio supervisionado de Relações Públicas na gestão pública e seus desafios: uma relação entre teoria e prática 2024-01-29T20:40:41+00:00 Andrielly de Oliveira Mitouso andriellymitouso1@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O estágio supervisionado é a execução prática do processo educacional de ensino-aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas e a aplicação do conhecimento teórico no contexto organizacional. Pensando nisso, o presente artigo objetiva descrever o desempenho prático da modalidade de estágio supervisionado na área de Relações Públicas, por meio de atividades elaboradas no Departamento de Prevenção à Violência - DPV, integrado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas - SSP-AM. O relato das ações desenvolvidas nesta organização</span><em><span style="font-weight: 400;">, </span></em><span style="font-weight: 400;">teve como base essencial o conhecimento teórico de autores das áreas de comunicação, </span><em><span style="font-weight: 400;">design </span></em><span style="font-weight: 400;">e fotografia, que juntos, contribuíram para a viabilização de uma comunicação estratégica, utilizando as ferramentas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação dos resultados.</span></p> 2024-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14021 Comunicando em tempos de crise 2024-01-29T20:46:07+00:00 Daniel da Silva Oliveira dsodaniel.silvaoliveira@gmail.com Fernando da Silva Lopes fernando.lopes166@gmail.com Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud mariaemiliaabbud@gmail.com <p style="font-weight: 400;">O artigo aborda os resultados de pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), referente ao período de 2020/2021. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nas mídias sociais das Lojas Bemol durante a pandemia da Covid-19. Foram identificadas dez (10) mídias sociais utilizadas no período de janeiro a junho de 2020, incluindo o <em>site</em> oficial, <em>Instagram</em>, <em>Facebook</em>, <em>Twitter</em>, <em>LinkedIn</em>, <em>YouTube</em> e <em>WhatsApp</em>, além do <em>blog </em>oficial, do espaço publicitário no portal G1 e de <em>chatbot</em>. Demonstrou-se que a Bemol adaptou suas estratégias pré-existentes para atender às demandas da crise, mantendo-se conectada aos avanços da comunicação digital e às necessidades do público. A readequação das mídias sociais permitiu alcançar diversos segmentos de consumidores, contribuindo para a competitividade da empresa. Ressalta-se a estratégia abordada nas <em>lives</em> realizadas em seus canais comunicacionais, que resultaram em maior engajamento junto à sociedade em geral e não somente com seu público consumidor.</p> 2024-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14516 Militância amarela 2024-03-08T14:07:27+00:00 Anna Renata Goes Carvalho annaregoes@gmail.com Gabriela Yumi Eto gabrielaeto111@gmail.com Aline Ferreira Lira aline@ufam.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo investigar os perfis do Instagram que debatem pautas relacionadas ao combate ao preconceito e à discriminação com relação à população amarela. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da qual foi realizado um levantamento sobre os indivíduos e os movimentos sociais que promovem esse debate no Instagram, além de identificar os principais temas e argumentos abordados quando o assunto é combate à discriminação asiático-brasileira. A partir do surgimento da pandemia da Covid-19, este trabalho se mostra relevante para que se conheça como a militância amarela está atuando para reverter o cenário xenofóbico.</span></p> 2024-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14433 O ensino da disciplina Comunicação e Diversidade em Relações Públicas 2024-02-01T12:20:47+00:00 Mateus Pacheco Braga Evangelista mateeuspacheeco@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta uma proposta da disciplina Comunicação e Diversidade para ser inserida na matriz curricular do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Essa proposta é oriunda dos resultados sobre as perspectivas do tema diversidade na formação de profissionais de Relações Públicas por meio da inserção da disciplina Comunicação e Diversidade nos cursos de graduação das universidades brasileiras</span><span style="font-weight: 400;">. O ensino da Comunicação e Diversidade em cursos de graduação em RP, em geral, não são oferecidas em seus currículos, com uma porcentagem mínima ao fazer abordagem direta ou indireta ao tema. Mesmo com a abordagem indireta, viu-se a possibilidade da criação da disciplina específica no curso de RP da UFAM por meio da atualização do Projeto Político-Pedagógico do curso.</span></p> 2024-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14644 A Realização de estágio não obrigatório na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (2021-2022): 2024-03-08T14:11:17+00:00 Jéssica Ketlen Mendes da Silva jessicaketlen8@gmail.com Luiz Antonio Santana da Silva luizsantana@ufam.edu.br <p style="font-weight: 400;">Este trabalho relata a trajetória de estágio não obrigatório realizado na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Amazonas, no período de 2021 a 2022 e teve como principal objetivo relatar as experiências vividas, as habilidades adquiridas e a aplicabilidade diária do conhecimento aprendido na universidade aliado à prática do cotidiano profissional. Apresenta a história do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), assim como o histórico político-pedagógico do estágio curricular e extracurricular no curso de Relações Públicas, além da importância dos estágios para a formação acadêmica dos discentes de RP. Para isso, o trabalho contou com o uso da metodologia qualitativa e quantitativa, onde foi realizado levantamento bibliográfico e estatístico, trazendo dados e informações estatísticas sobre os resultados das ações e estratégias de comunicação desempenhadas no estágio. O estágio teve como base as áreas de Assessoria de Comunicação e Marketing, <em>Social Media</em> e Comunicação Pública, tendo como foco a produção de conteúdos e planejamento estratégico para as redes sociais da Secretaria. Desse modo, foi possível constatar que a atividade de estágio proporcionou resultados positivos na minha formação e diversos conhecimentos, habilidades e atitudes, acerca da profissão de Relações Públicas e a cultura amazonense.</p> 2024-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/15159 Relato de experiência do projeto de extensão Fala RP! 2024-04-30T22:33:42+00:00 Maria Eduarda Lobão de Lima dudawwlobao@gmail.com Israel de Jesus Rocha falecomrp@ufam.edu.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo relatar a experiência no desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Fala, RP!”, desenvolvido para apresentar o curso de Relações Públicas, da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para escolas públicas de ensino médio. A experiência do projeto permitiu construir com as escolas, alunos e participantes novas abordagens para a comunicação social no Amazonas, a partir dos aportes da comunicação comunitária. Foram realizados eventos em quatro escolas, dentre elas quatro turmas de ensino médio de turno vespertino e matutino, nas quais foram realizadas palestras com professores e egressos do curso de Relações Públicas da UFAM. Como resultado apontamos maior engajamento dos estudantes universitários com a comunidade externa e conhecimento acerca do mundo acadêmico a partir dos relatos de experiência em sala de aula e sobre a universidade e o curso de Relações Públicas, suas funções e atividades.</p> 2024-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14768 Análise da política de diversidade da Universidade Federal do Amazonas e seu impacto na opinião dos usuários de suas redes sociais 2024-04-30T15:06:31+00:00 Diego Fernandes diego.frota2012@gmail.com Célia Carvalho ccarvalho@ufam.edu.br <p>O espaço acadêmico é plural, democrático e dinâmico, o que impõe às universidades a tomada de decisões por meio de políticas instituídas que beneficiam as pessoas que atuam no ambiente institucional das academias. Este projeto de pesquisa versou sobre a política de diversidade oficializada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objetivando conhecer e entender o papel da representatividade em suas instâncias. A metodologia configurou-se no escopo da pesquisa qualitativa, com procedimento documental (PDI, Resolução do Conselho Universitário e do <em>website </em>institucional da Universidade) e análise de conteúdo, verificando se há ou não uma política de diversidade posta e aplicada, bem como fora feita a observação a respeito do que pensam os usuários das redes sociais oficiais da Instituição sobre as práticas de diversidade adotadas por ela. Como resultado observou-se que, apesar de possuir uma política de diversidade bem instituida em suas diretrizes, a aplicabilidade destas políticas deixa a desejar, conforme&nbsp; análise da opinião dos usuários do Twitter e do Instagram da Universidade. Além de que a divulgação destas políticas ainda carecem de atenção.</p> 2024-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14010 O samba como território da folkcomunicação 2024-02-03T01:10:35+00:00 Caio Pereira Profiro caioprofiro@outlook.com Luiz Antonio Santana da Silva luizsantana@ufam.edu.br <p style="font-weight: 400;">Este estudo apresenta resultados oriundos da pesquisa de Iniciação Científica que se exteriorizam a partir da premissa de Rubens Lopes Junior (2018), que sugere a integração do samba como uma expressão cultural ligada a diversos elementos das narrativas folkcomunicacionais, destacando-se a interseção entre Comunicação e Música como estratégias de transmissão e circulação de informações. Para o entendimento do gênero, utilizou-se de técnicas de pesquisa exploratória e analítica, associadas a um levantamento bibliográfico em literatura especializada e documental, incluindo canções e filmes. Buscou-se entender como Bezerra da Silva (1927-2005) influenciou as discussões sobre o combate à opressão sociorracial e, simultaneamente, contribuiu para a formação da identidade musical do gênero. Após análises e constatações, obteve-se meios para afirmar que o samba é um instrumento de comunicação que denuncia as mazelas do Estado brasileiro.</p> 2024-05-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14747 Divulgação publicitária nas postagens do Muy Gringo e a formação de hábitos alimentares dos manauaras 2024-05-16T17:26:56+00:00 Isaias Santana isaiass327@gmail.com Célia Maria da Silva Carvalho ccarvalho@ufam.edu.br Maria Emilia Pereira de Oliveira Abbud emiliaabbud@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo investigar se o Restaurante Muy Gringo influencia o seu público a partir da rede social Instagram, identificando suas estratégias de comunicação no universo da rede social, discorrer sobre o conteúdo das postagens e se a proposta alimentícia é benéfica para o consumidor. Para isso, foi realizada análise de conteúdo das publicações postas nas redes sociais e os comentários dos usuários, em que se procedeu uma análise das postagens da organização no Instagram, verificando que as fotografias, as legendas e o engajamento do público consumidor.</p> 2024-05-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional //periodicos.ufam.edu.br/index.php/conexoes/article/view/14080 As estratégias de comunicação para ascensão do gênero Reggaeton no Brasil através das plataformas digitais de áudio e vídeo 2024-02-01T11:56:13+00:00 Vitória Fernanda Nunes Araújo vitoriafernandarp@gmail.com Luiz Antonio Santana da Silva luizsantana@ufam.edu.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta uma análise das estratégias de comunicação para ascensão do gênero <em>Reggaeton</em> no Brasil por meio das plataformas digitais de áudio e vídeo. O <em>Reggaeton</em> é um gênero musical originário de Porto Rico que conquistou grande popularidade entre os brasileiros nos últimos seis anos, e as plataformas digitais têm desempenhado um papel fundamental nesse processo. Observou-se que o gênero <em>Reggaeton</em> tem problemas de inserção no mercado brasileiro e, a partir dessa premissa, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que analisou as estratégias comunicacionais para ascensão do gênero no Brasil após o lançamento da música Despacito em 2017, do cantor Luis Fonsi. A pesquisa abordou conceitos e teorias relacionados às estratégias de comunicação, de marketing, de publicidade, de relações públicas e da indústria fonográfica, a fim de embasar a análise das estratégias adotadas. A pesquisa buscou contribuir para o entendimento das dinâmicas de promoção musical por meio das estratégias comunicacionais na era digital e para a compreensão do processo de popularização do <em>Reggaeton</em> no Brasil.</p> 2024-07-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional