Campanha de prevenção ao HIV
análise sobre as publicações feitas pelos órgãos de saúde no ambiente da Internet
Palavras-chave:
Comunicação e saúde. HIV/Aids. Mídias digitais. DiscursoResumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a qualidade das publicações sobre prevenção ao HIV/Aids elaboradas pelos órgãos de saúde, no ambiente da Internet. Diante do crescimento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), as entidades de saúde pública devem encontrar nas mídias sociais digitais um espaço importante para comunicar e prevenir a sociedade. Nesse sentido, o estudo exploratório utilizou-se das pesquisas bibliográfica, sobre comunicação e saúde, e documental, pela coleta de dados em materiais informativos veiculados pelas páginas oficiais das mídias digitais (Facebook, Youtube, Instagram) do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Os resultados encontrados apontam para um discurso que ainda não estabeleceu identificação com o público principal almejado, os jovens, portanto peca em engajamento e em seu caráter educativo.