Campanha de prevenção ao HIV

análise sobre as publicações feitas pelos órgãos de saúde no ambiente da Internet

  • Antonio Carlos da Costa Lopes Universidade Federal do Amazonas
  • Cristiane de Lima Barbosa Universsidade Federal do Amazonas
  • Judy Lima Tavares Sales Universsidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Comunicação e saúde. HIV/Aids. Mídias digitais. Discurso

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar a qualidade das publicações sobre prevenção ao HIV/Aids elaboradas pelos órgãos de saúde, no ambiente da Internet. Diante do crescimento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), as entidades de saúde pública devem encontrar nas mídias sociais digitais um espaço importante para comunicar e prevenir a sociedade. Nesse sentido, o estudo exploratório utilizou-se das pesquisas bibliográfica, sobre comunicação e saúde, e documental, pela coleta de dados em materiais informativos veiculados pelas páginas oficiais das mídias digitais (Facebook, Youtube, Instagram) do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Os resultados encontrados apontam para um discurso que ainda não estabeleceu identificação com o público principal almejado, os jovens, portanto peca em engajamento e em seu caráter educativo.

Publicado
2021-02-05