Proposta de Modelos de Relatórios de Clipping Diário e Semestral
Resumo
Relegado a segundo plano, o clipping, quase sempre, é visto como um mero recorte de notícias. Ademais, os ínfimos modelos de análise disponíveis dificultam a inserção dessa ferramenta no processo de comunicação das empresas. Subutilizado, ele perde o seu valor estratégico, sendo tratado como um procedimento mecânico e sem uma aplicabilidade prática na ambiência organizacional. Neste artigo são apresentados modelos de relatórios diário e semestral de clipping. A metodologia utilizada consistiu em extensa pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, visto a escassez de informações acerca do assunto. Os modelos propostos poderão ser utilizados por empresas e servir como base para outras formas de análise de informações.
PALAVRAS-CHAVE: clipping; imagem; relatório; estratégia; comunicação.
Downloads
Referências
BUENO, Wilson da Costa. Medindo o retorno do trabalho de assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: atlas 2003.
_________. Auditoria de Imagem na Mídia. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa: como fazer. São Paulo: Summus, 2003.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
KOPPLIN, E.; FERRARETO, L.A. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2001.
LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? Da informação à notícia: a mídia formando ou deformando uma imagem. São Paulo: Makron Books, 2000.
LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual de assessoria de imprensa. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2002.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.
MOREIRA, Breno Rodrigo da Costa; CORDEIRO, Thaissa Bárbara da Silva. Proposta de modelos de relatórios de clipping para o Manaus Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM.
PALMA, Jaurês. Jornalismo Empresarial. 2. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1994.
RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. São Paulo: Editora Ática, 1998.
SCHMITZ, Antônio Aldo. Avaliação de presença na mídia: como organizações e personalidades medem o retorno do trabalho da assessoria de imprensa. 2005. 60 f. Monografia