Indícios das atividades de Relações Públicas no Amazonas do início do século XX
um olhar sobre o filme No Paiz das Amazonas
Resumo
A atividade de relações públicas é exercida no Brasil há mais de cem anos. Contudo ainda há lacunas na história dessa atividade no país, particularmente na Região Norte. O objetivo deste artigo é identificar indícios da atividade de relações públicas no Amazonas praticada por Joaquim Gonçalves Araújo, um dos mais importantes comerciantes da região no período áureo da borracha. Para isso, é realizada uma análise documental do filme “No Paiz das Amazonas”, que traz evidências de sua relação com técnicas de relações públicas, particularmente a propaganda institucional. O filme foi encomendado por JG Araújo, com ficou conhecido o comerciante, ao cineasta Silvino Santos, que foi funcionário da firma JG Araújo & Cia Ltda por vários anos. No decorrer da pesquisa foi possível analisar quais características do filme podem identificá-lo com a propaganda institucional, ainda que de forma rudimentar. Este artigo aponta, também, para a importância do acervo da empresa J.G. Araújo, pertencente ao Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, para a história das Relações Públicas no Amazonas, já que há indícios, nesses arquivos, de ações voltadas, principalmente, para o relacionamento com empregados e com a comunidade por parte da empresa, no início do século XX.
PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas. História. JG. Araújo & Cia.
Downloads
Referências
ANTONACCIO, Gaitano Laertes Pereira. Amazonas: a outra parte da história. Manaus: Imprensa Oficial do Amazonas, 2001.
BALDISSERA, Rudimar; SÓLIO, Marlene Branca. Relações públicas: processo histórico e complexidade. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v.4, n. 7, p. 87-101, jan./jun. 2005.
BENCHIMOL, Samuel. Manaós-do-amazonas: memória empresarial. Manaus: Governo do Estado, 1994.
COSTA, Selda Vale da. Eldorado das ilusões. Cinema e sociedade: Manaus. Manaus: Ed. Da Univ. do Amazonas, 1996.
FICHER, Marcelo; MACHADO NETO, Manoel Marcondes. 100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena. Rio de Janeiro: Conceito Editorial, 2014.
GURGEL, João Bosco Serra. Cronologia da evolução histórica das relações públicas. Brasília: Linha Gráfica, 1985.
MELLO, Marcia Eliane Alves de Souza. O império comercial de J.G. Araújo e seu legado para a Amazônia (1879-1989). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2010.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Histórico J.G. Araújo. Manaus: Museu Amazônico, 2008.
NO Paiz das Amazonas. Direção: Silvino Santos, Produção: Agesilau Araújo. Manaus (AM): J. G. Araújo & Cia, 1922. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DNc6-dMRqq4. Acesso em: 03/10/2017.
PINHO, J. B. Propaganda Institucional: usos e funções de propaganda de relações públicas. São Paulo: Summus, 1990.
PINHO, Júlio Afonso. O contexto histórico do nascimento das Relações Públicas In: MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
PONTES FILHO, Raimundo Pereira. Estudos de história do amazonas. Manaus, editora: Valer, 2000.
SOUZA, Márcio. Silvino Santos: o cineasta da borracha. 2.ed. Manaus: Edua, 2007.
SOUZA, Antonio Klinger da Silva. Comércio, acumulação e poder: a empresa de J.G. Araújo & Cia. Ltda. Em boa vista do Rio Branco. 2011. 115 f. Dissertação [Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia]. Programa de Pós-Graduaçã em Sociedade e Cultura na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, 2011.
SANTOS, Francisco Jorge. História geral da Amazônia. Rio de Janeiro: EMVAVMEM, 2007.