Divulgação publicitária nas postagens do Muy Gringo e a formação de hábitos alimentares dos manauaras

uma análise do seu público consumidor

Autores

  • Isaias Santana Ufam
  • Célia Maria da Silva Carvalho
  • Maria Emilia Pereira de Oliveira Abbud

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar se o Restaurante Muy Gringo influencia o seu público a partir da rede social Instagram, identificando suas estratégias de comunicação no universo da rede social, discorrer sobre o conteúdo das postagens e se a proposta alimentícia é benéfica para o consumidor. Para isso, foi realizada análise de conteúdo das publicações postas nas redes sociais e os comentários dos usuários, em que se procedeu uma análise das postagens da organização no Instagram, verificando que as fotografias, as legendas e o engajamento do público consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVANZA, M. F.; PINHEIRO, W. M. Mensuração de audiências no consumo de notícias por meio do Facebook. São Paulo: ECA/USP, 2017.

BALDISSERA, Rudimar. Estratégia, Comunicação e Relações Públicas. 2001. Disponível em:

<http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/8139078556980663261068270533436049754.pdf>. Acesso em: 3 de outubro de 2019.

BUENO, Wilson da Costa. A comunicação empresarial estratégica: definindo os contornos de um conceito. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/146/137>. Acesso em: 17 de agosto de 2019.

CASAQUI, Vander. Por uma Teoria da Publicização: Transformações no Processo Publicitário. Recife- PE 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1880-1.pdf> Acesso em: 20 de agosto de 2019.

CORRÊA, Elizabeth Saad. A Comunicação Digital nas organizações: tendências e transformações. 2009. Disponível em:

<https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139020/134368>. Acesso em: 3 de outubro de 2019.

DEAN Brian. Principais estatísticas sobre o Instagram: quantas pessoas usam e mais! 2023. Disponível em: <https://pt.semrush.com/blog/estatisticas-instagram/>. Acesso em: 23 de maio de 2024.

KUNSCH, Margarida Maria. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. 2007. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/860/86005105.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2019.

LEÃO, M.D. A influência do Instagram na formação dos hábitos alimentares da população amazonense. Manaus, Universidade Federal do Amazonas: Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares. 2019.

MANOVICH, Lev. Instagrammism and contemporary cultural identity. Manovich.net, 2016.

MONTEIRO, C. (2009). A pesquisa em história e fotografia no Brasil: notas bibliográficas. Anos 90, 15(28), 169–185. 2008. Disponível em:

<https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7965/4753>. Acesso em 06 de dezembro de 2023.

MURRAY, S. Imagens digitais, compartilhamento de fotos e nossas noções instáveis da estética cotidiana. IN: Jornal da Cultura Visual, v.7, 2008, p147-163.

PHILIPPI, Sonia. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável. 2013. Disponível em:

<https://www.udc.edu.br/libwww/udc/uploads/uploadsMateriais/14052018151529redesenho%20da%20pirâmide%20alimentar.pdf>. Acesso em: 19 de setembro de 2019.

PERES, P. Mais saúde: Pirâmide dos Alimentos. CEPEUSP, 2014. Disponível em:

https://cepe.usp.br/tips/mais-saude-piramide-dos-alimentos/. Acesso em: 06 de dezembro de 2023.

PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. Mensuração de audiências e análise de engajamento: Uma proposta metodológica a partir das mídias sociais. In: Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. Brasília: IBPAD, 2018.

SALAZAR, M. O instagramável: estética e cotidiano na cultura visual do Instagram. 2017. Disponível em:

<http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0626-1.pdf>. Acesso em: 23 de setembro de 2019.

OLIVEIRA, Yuri Rafael de. O Instagram como Uma Ferramenta para Estratégias Publicitárias. Intercom. João Pessoa. 2014. Disponível em:

<https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30633/1/2014_eve_yroliveira.pdf>. Acesso em: 22 de setembro de 2019.

OTHON Renata & COELHO Maria. Comunicação de marcas em redes sociais na internet. 2016. Disponível em: < https://hal.science/hal-01571031v1/file/2276-1-13296-1-10-20160831.pdf>. Acesso em: 06 de dezembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-31