Análise da opinião dos técnicos-administrativos sobre o processo de comunicação da Universidade Federal do Amazonas
Resumo
A comunicação organizacional é um processo estratégico de gestão fundamental para o engajamento da comunidade e do fortalecimento da imagem institucional. Neste sentido, a pesquisa em comunicação organizacional permite uma compreensão mais aprofundada dos processos, práticas e impactos da comunicação nas organizações, bem como a identificação de melhores estratégias e abordagens para promover um relacionamento efetivo com os públicos de interesse. Este artigo objetivou auscultar a opinião dos servidores técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a respeito do processo de comunicação estabelecido, buscando dados relevantes para subsidiar o estudo estrutural e estratégico da gestão da comunicação organizacional da UFAM. Para isso, foi necessária a metodologia da pesquisa de opinião, com a aplicação de um questionário via Google Forms enviado para o público de interesse. Os resultados indicam a relevância de instituir uma comunicação integrada sempre em avanço, com melhorias e desenvolvimentos ao passar dos anos, pois tudo está em constante mudança. A pesquisa evidenciou, também, a necessidade de um espaço para que os técnicos-administrativos em educação possam ter a voz, a visibilidade, a relevância, a valorização e o diálogo para exporem considerações sobre as atividades laborais desenvolvidas no âmbito da instituição de ensino superior sobre seu trabalho.
Downloads
Referências
ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos; 5.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
ASSIS, Wanderlice da Silva; et al (org.). Gestão pública: a visão dos técnicos administrati-vos em educação das universidades públicas e institutos federais: volume 7. Campo Gran-de, MS: Ed. Oeste, 2020. 288 p. Disponível em: www.editoraoeste.com.br/livro-digital/121
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e prática. Barueri: 2003.
CATANI, Afrânio Mendes. Universidade pública: políticas e identidade institucional. Campinas: Autores Associados, 1999.
CARVALHO, Carlos Eduardo e RONCHI, Carlos César. Cultura organizacional: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DORNELLES, S.M.G; et al. Pesquisa em relações Públicas: tipos e práticas. In: Souvenir Maria Graczyk Dornelles. (Org). Relações Públicas: quem sabe, faz e explica. Led. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. i, p 95-116.
FORTES, Waldyr Gutierres. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. SP: Summus, 2003.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Perspectivas dos estudos Latino-Americanos. Revista Internacional de Relaciones Públicas, Nº 1, VOL. I [Páginas 69-96], 2011. Disponível em: http://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/article/download/4/2
LATTIMORE, Dan et al. Relações Públicas: Profissão e Prática. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
MAGALHÃES, Elenice Maria de et al. A política de treinamento dos servidores técnico administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, v.44, n.1, p.55-86, jan./fev./2010. Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2020.
PENTEADO, Sílvia Angela Teixeira. Identidade e poder na universidade. 2 ed. São Paulo: Cortez; Santos, SP: Unisanta Editora, 1998.
RUGGIERO, Alberto Piro. Qualidade na comunicação interna. São Paulo: Rh, 2002.
RUÃO, Teresa. (1999). A comunicação organizacional e a gestão dos recursos humanos: evolução e actualidade. Comunicação e Sociedade, 1, 179-194.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional. Revista FAMECOS, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 47–53, 2008. DOI: 10.15448/1980-3729.2006.31.3392. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3392. Acesso em: 13 out. 2020.
TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Da gênese do jornalismo empresarial e das relações públicas à comunicação organizacional no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org). Comunicação organizacional, histórico, fundamentos e processos. v. 1. São Paulo: Saraiva, 2009. p.7-28.