O Impacto dos textos noticiosos no site da Universidade Federal do Amazonas em sua imagem institucional
Resumo
O artigo aborda os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), referente ao período de 2019/2020. O objetivo foi analisar os textos noticiosos postados no site da UFAM e seu impacto na imagem institucional. Os objetivos específicos foram definir a composição do texto noticioso utilizado no site, compará-lo com textos publicados em portais jornalísticos, manter a padronização dos textos publicados e determinar as interferências que o texto produz na imagem institucional da Instituição. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, utilizou abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento documental, bibliográfico e de levantamento. Os resultados apontaram que o texto mostrou-se de cunho institucional e seu atendimento aos requisitos do jornalismo e da comunicação institucional foi comprovado pela avaliação da padronização dos textos, pela comparação com os de portais jornalísticos e pelas inferências sobre possíveis impactos na imagem da Instituição, apontando para uma repercussão positiva.
Downloads
Referências
CALLADO, Ana Arruda. O texto em veículos impressos. In. CALDAS, Álvaro (org). Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet. São Paulo: Loyola, 2002.
ERBOLATO, Mario. Técnicas de Codificação em Jornalismo. Redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática, 2001.
FERREIRA, Caroline. Notícia Institucional: imagem institucional. Pelotas: Comunicação Organizada, 2009.
FONSECA, Abílio. Comunicação Institucional: contributo das relações públicas. Maia: Publismai, Série Manuais, 1998.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Ed. Summus, 2003. KUNSCH, M. M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167- 190.
LISBOA, Sílvia. Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor: independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2012.
MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação sem complicação como simplificar a prática da comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
MENEGHETTI, Sylvia Bojunga. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia- a- dia de organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.
MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. Bahia: Faculdade de Comunicação da UFBA, 2001. Disponível em: 114 CES Revista | v. 24 | Juiz de Fora | 2010 COMUNICAÇÃO. Acesso: em 7 de junho de 2021.
NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 1994.
PRODANOV, Cleber. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
STEFFEN, Ana Maria Walker Roig. Comunicação corporativa, institucional e organizacional in DORNELLES, S. M. G. (org.). Relações Públicas: quem sabe, faz e explica. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
TORQUATO DO REGO, Francisco. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
TORQUATO DO REGO, Francisco. Comunicação, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.
VILLAFAÑE, Justo. Imagem positiva: gestion estrategica de la imagen de las empresas. Madrid: Pirâmide, 1998.
WENDLING, Arthur Felipe. Conhecendo a Internet. Passo Fundo: Ediupf, 1997.
ZARONI, Rachel Barsi. O Papel da Comunicação nas Empresas Socialmente Responsáveis. 2005. Dissertação (Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Ministério da Educação. MEC anuncia investimentos na Ufam e contratação de 60 profissionais. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/ufam#:~:text=A%20universidade%20tem%2070%20cursos,25%25%20dos%20demais%20com%20mestrado. Acesso em: 17 de maio de 2023.
UFAM. Portal da Universidade Federal do Amazonas. 2021. Disponível em: https://ufam.edu.br/. Acesso em: 1 de março de 2021.