O Impacto dos textos noticiosos no site da Universidade Federal do Amazonas em sua imagem institucional

Autores

  • Samia de Oliveira Lelis Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Maria da Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo aborda os resultados da pesquisa de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), referente ao período de 2019/2020. O objetivo foi analisar os textos noticiosos postados no site da UFAM e seu impacto na imagem institucional. Os objetivos específicos foram definir a composição do texto noticioso utilizado no site, compará-lo com textos publicados em portais jornalísticos, manter a padronização dos textos publicados e determinar as interferências que o texto produz na imagem institucional da Instituição. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, utilizou abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento documental, bibliográfico e de levantamento. Os resultados apontaram que o texto mostrou-se de cunho institucional e seu atendimento aos requisitos do jornalismo e da comunicação institucional foi comprovado pela avaliação da padronização dos textos, pela comparação com os de portais jornalísticos e pelas inferências sobre possíveis impactos na imagem da Instituição, apontando para uma repercussão positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia de Oliveira Lelis, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas

Célia Maria da Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

É graduada em Comunicação Social Relações Públicas (1992), mestre em Ciências Ambientais (2002) e doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Professora Associada do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Institucional), Comunicação Ambiental e Marketing.

Referências

CALLADO, Ana Arruda. O texto em veículos impressos. In. CALDAS, Álvaro (org). Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet. São Paulo: Loyola, 2002.

ERBOLATO, Mario. Técnicas de Codificação em Jornalismo. Redação, captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática, 2001.

FERREIRA, Caroline. Notícia Institucional: imagem institucional. Pelotas: Comunicação Organizada, 2009.

FONSECA, Abílio. Comunicação Institucional: contributo das relações públicas. Maia: Publismai, Série Manuais, 1998.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Ed. Summus, 2003. KUNSCH, M. M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, pp.167- 190.

LISBOA, Sílvia. Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor: independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2012.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação sem complicação como simplificar a prática da comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

MENEGHETTI, Sylvia Bojunga. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia- a- dia de organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.

MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. Bahia: Faculdade de Comunicação da UFBA, 2001. Disponível em: 114 CES Revista | v. 24 | Juiz de Fora | 2010 COMUNICAÇÃO. Acesso: em 7 de junho de 2021.

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 1994.

PRODANOV, Cleber. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

STEFFEN, Ana Maria Walker Roig. Comunicação corporativa, institucional e organizacional in DORNELLES, S. M. G. (org.). Relações Públicas: quem sabe, faz e explica. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.

TORQUATO DO REGO, Francisco. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.

TORQUATO DO REGO, Francisco. Comunicação, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.

VILLAFAÑE, Justo. Imagem positiva: gestion estrategica de la imagen de las empresas. Madrid: Pirâmide, 1998.

WENDLING, Arthur Felipe. Conhecendo a Internet. Passo Fundo: Ediupf, 1997.

ZARONI, Rachel Barsi. O Papel da Comunicação nas Empresas Socialmente Responsáveis. 2005. Dissertação (Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Ministério da Educação. MEC anuncia investimentos na Ufam e contratação de 60 profissionais. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/ufam#:~:text=A%20universidade%20tem%2070%20cursos,25%25%20dos%20demais%20com%20mestrado. Acesso em: 17 de maio de 2023.

UFAM. Portal da Universidade Federal do Amazonas. 2021. Disponível em: https://ufam.edu.br/. Acesso em: 1 de março de 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-10