A Opinião de estudantes da Universidade Federal do Amazonas sobre o processo de comunicação da instituição

Autores

  • Rubia Braga Gomes Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Ferreira Lira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião realizada com estudantes a respeito dos processos de comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de modo que se forneçam subsídios para o estudo estrutural e estratégico da gestão da comunicação organizacional da instituição. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de opinião pública, a partir de aplicação de questionários via Google Forms. Baseada nos estudos de Comunicação Organizacional, a pesquisa realizada é resultado do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), promovido pela Universidade Federal do Amazonas, no período 2020-2021. Os resultados indicam que, tendo em vista as limitações impostas à proposta inicial da pesquisa, os objetivos foram alcançados, embora o método de aplicação dos questionários tivesse que ser adaptado. A premissa original da pesquisa envolvia a aplicação de questionários presenciais nas sedes da Universidade, o que não foi possível devido ao agravante da Covid-19. A pesquisa permitiu alinhar interesses, propostas e permitir uma vivência integral do que a instituição pode oferecer aos seus estudantes. Como resultado, ficou evidenciado que os estudantes não são atendidos integralmente pelas estratégias e instrumentos de comunicação desenvolvidos pela UFAM. É importante dar ênfase à constante avaliação da satisfação e valorizar a opinião como ferramenta para melhorias, de forma que as diferentes perspectivas levantadas em pesquisas não sejam em vão. O Pibic que deu origem a este artigo faz parte do projeto de pesquisa “A Gestão da Comunicação Organizacional da UFAM”, do Programa Multidisciplinar da Universidade 2019-2021.

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Referências

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Publicado

2022-11-04