//periodicos.ufam.edu.br/index.php/ciencia_e_desenvolvimento/issue/feedRevista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento2016-11-01T11:05:34+00:00Cleuber Pimentel Barbosacleuber@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Apresentação</strong></p> <p>A Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento tem a satisfação de anunciar o lançamento da sua primeira edição, cuja missão é a de publicar trabalhos científicos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do país. A RECED é uma publicação semestral da Universidade Federal do Amazonas e publica artigos científicos originais de relevância e rigor científico nas áreas pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil, constituindo-se num espaço para a publicação de trabalhos dos diversos campos da ciência, como economia, administração, desenvolvimento regional, turismo e educação.</p> <p>A Revista eletrônica Ciência e Desenvolvimento convida todos os interessados a enviar seus trabalhos para a próxima edição.</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/ciencia_e_desenvolvimento/article/view/2432Avaliação da Educação à Distância como Instrumento de Desenvolvimento Curricular no Ensino Presencial2016-11-01T11:05:34+00:00Francisco Alcicley Vasconcelos Andradefalcicley@gmail.com<p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm; line-height: 115%;" lang="pt-PT" align="justify"><span style="font-family: Arial,sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Resumo</strong></span></span></p><p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm; line-height: 115%;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial,sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><span style="font-weight: normal;">Este trabalho tem como objetivo compreender a visão dos alunos do ensino à distancia - EAD como uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento do currículo e encaminhar os objetivos das instituições de ensino superior com a adoção de tais práticas. Assim, fez-se um levantamento de 170 estudantes de cursos de formação em gestão de três universidades diferentes. Os resultados indicam níveis satisfatórios de aceitação e aprovação de métodos semipresenciais atualmente usados nas instituições educacionais estudadas, com classificações médias sobre toda a escala que os próprios alunos avaliam a qualidade do ensino. Em relação às metas que as instituições de maior ponto de aprendizagem como a justificativa para a inclusão de disciplinas semipresenciais, não há consenso entre os estudantes do ensino em sala de aula que estes objetivos estão a ser atingidos. Estes resultados convidam a uma reavaliação do ensino de Instituições de Ensino Superior.</span></span></span></span></span></p><p class="western" style="margin-bottom: 0.35cm; line-height: 115%;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial,sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><span style="font-weight: normal;">Palavras-chave: Educação à distância; Processos de aprendizagem; Desenvolvimento curricular.</span></span></span></span></span></p>2016-11-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento//periodicos.ufam.edu.br/index.php/ciencia_e_desenvolvimento/article/view/2629Inteligência Competitiva Tecnológica como ferramenta para mapear oportunidades de parceria academia-indústria: estudo de caso na região Norte2016-11-01T11:05:34+00:00Liane Limalianelimaa@gmail.comLeonardo Augusto Garnicaleonardogarnica@natura.net<p>A Inteligência Competitiva Tecnológica (<em>ICt</em>) é uma ferramenta relevante de apoio de planejamento estratégico da organização. O profissional que atua na Inteligência tem como finalidade garantir o gerenciamento estratégico da organização, dedicando-se a <em>Identificação</em>, <em>Coleta</em>, <em>Análise </em>e <em>Disseminação</em> referentes à: oportunidades, ameaças, tendências, desenvolvimento de produtos e sinais de rupturas, nos campos científicos e tecnológicos. Com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, essa ferramenta permite a identificação de oportunidades de aceleração e ativação de parcerias e redes de colaboração, fundamental para os tomadores de decisão. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um projeto que aplicou uma metodologia de <em>ICt</em> dentro da temática de Floresta e Agricultura no contexto amazônico. Os resultados revelam oportunidades de melhorias na própria metodologia e a identificação e mapeamento de oportunidades, iniciativas e projetos, existentes na região Norte, de modo a viabilizar a ativação de competências técnico-científicas de interesse por empresas ou outras organizações afins.</p>2016-11-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento//periodicos.ufam.edu.br/index.php/ciencia_e_desenvolvimento/article/view/2630Transporte misto de cargas e passageiros através de barcos regionais (recreios) no Estado do Amazonas: Uma proposta para cálculo da modicidade da tarifa.2016-11-01T11:05:34+00:00Joel Brito Mourajoel_brito@msn.comClaudio Dantas Frotajoel_brito@msn.com<p><strong>RESUMO: </strong>Este artigo apresenta uma proposta para o cálculo econômico dos valores das passagens no sistema de transporte que utilizam os barcos regionais como principal meio de locomoção com intuito de manter a modicidade tarifária. A presente pesquisa é caracterizada, quanto a seus fins, como exploratória, de natureza aplicada, quanto aos critérios, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, no que tange a abordagem ela é do tipo qualitativa e, também, quantitativa. Concluiu-se que o serviço oferecido à população ribeirinha apresentou valores de tarifas bastante elevadas se comparadas à renda dos usuários. Em síntese o trabalho evidenciou e propôs um modelo matemático simples e aplicável nas diversas rotas operadas pelos barcos regionais.</p>2016-11-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento//periodicos.ufam.edu.br/index.php/ciencia_e_desenvolvimento/article/view/2828Apresentação2016-11-01T11:05:33+00:00Cleuber Pimentel Barbosacleuberpimentel@yahoo.com.br2016-11-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento