O MAPA DO EMPREENDEDORISMO DA AMAZÔNIA: CARACTERÍSTICAS DAS INCUBADORAS E PERFIL EMPRESARIAL DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Henriette Soares Paskinn Natura - Núcleo de Inovação Natura Amazônia
  • Marta Pinheiro Pinheiro Siza Natura - Núcleo de Inovação Natura Amazônia
  • Leonardo Augusto Garnica Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda

Resumo

Mesmo considerando as dificuldades no desenvolvimento de tecnologias de pequenas empresas de base tecnológica (EBT’s), novas idéias empreendedoras que exibem um plano de negócio estruturado surgem em ambientes de inovação apresentando grandes possibilidades de sucesso empresarial. Na Amazônia número de incubadoras aumentou em seis vezes nos últimos 14 anos demonstrando a relevância dessas entidades na busca da diminuição do gargalo entre as EBTs e o universo da inovação. Estudos de modelos atuais de interação nos habitats de inovação sugerem a importância de mapear e identificar as iniciativas empreendedoras regionais com o objetivo de quantificar e qualificar esses empreendimentos. Dessa forma, este artigo apresenta um perfil das áreas de atuação das EBTs e incubadoras da Amazônia, por meio de um levantamento do número desses empreendimentos em atual desempenho na Amazônia com foco nas incubadoras mistas e de base tecnológica, apresentando um mapa de distribuição e um panorama dos segmentos em que atuam.  Alguns dados como números de empresas residentes, não-residentes e graduadas entre outros elementos também são apresentados.

Biografia do Autor

Henriette Soares Paskinn, Natura - Núcleo de Inovação Natura Amazônia

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Amazonas), Especialista em Gestão da Inovação pelo Programa de Formação de Competências em Gestão da Inovação, 2013-2014 (PFCGI), Mestra em Diversidade Biológica (Universidade Federal do Amazonas). Atualmente professora de nível superior do Centro Universitário do Norte – Laureate International Universities.

Marta Pinheiro Pinheiro Siza, Natura - Núcleo de Inovação Natura Amazônia

Especialista em Gestão da Inovação pelo Programa de Formação de Competências em Gestão da Inovação, 2013-2014 (PFCGI) FAPEAM/NATURA; MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão da Inovação e Criatividade (UNINASSAU). Atualmente é bolsista nível TTCAM C no segundo ciclo do PFCGI FAPEAM/NATURA, 2015-2016

Leonardo Augusto Garnica, Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda

Graduado em Administração Pública (Universidade Estadual Paulista), Mestre em Engenharia de Produção - Gestão de Tecnologia e Inovação (Universidade Federal de São Carlos). Cargo atual e vinculação: Gerente Científico para Sistemas de Inovação na Natura e Orientador no Programa de Formação em Gestão da Inovação FAPEAM-NATURA.

Downloads

Publicado

2015-08-31