Avaliação da Educação à Distância como Instrumento de Desenvolvimento Curricular no Ensino Presencial
Resumo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender a visão dos alunos do ensino à distancia - EAD como uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento do currículo e encaminhar os objetivos das instituições de ensino superior com a adoção de tais práticas. Assim, fez-se um levantamento de 170 estudantes de cursos de formação em gestão de três universidades diferentes. Os resultados indicam níveis satisfatórios de aceitação e aprovação de métodos semipresenciais atualmente usados nas instituições educacionais estudadas, com classificações médias sobre toda a escala que os próprios alunos avaliam a qualidade do ensino. Em relação às metas que as instituições de maior ponto de aprendizagem como a justificativa para a inclusão de disciplinas semipresenciais, não há consenso entre os estudantes do ensino em sala de aula que estes objetivos estão a ser atingidos. Estes resultados convidam a uma reavaliação do ensino de Instituições de Ensino Superior.
Palavras-chave: Educação à distância; Processos de aprendizagem; Desenvolvimento curricular.