Avaliação da Educação à Distância como Instrumento de Desenvolvimento Curricular no Ensino Presencial

Autores

  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a visão dos alunos do ensino à distancia - EAD como uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento do currículo e encaminhar os objetivos das instituições de ensino superior com a adoção de tais práticas. Assim, fez-se um levantamento de 170 estudantes de cursos de formação em gestão de três universidades diferentes. Os resultados indicam níveis satisfatórios de aceitação e aprovação de métodos semipresenciais atualmente usados nas instituições educacionais estudadas, com classificações médias sobre toda a escala que os próprios alunos avaliam a qualidade do ensino. Em relação às metas que as instituições de maior ponto de aprendizagem como a justificativa para a inclusão de disciplinas semipresenciais, não há consenso entre os estudantes do ensino em sala de aula que estes objetivos estão a ser atingidos. Estes resultados convidam a uma reavaliação do ensino de Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave: Educação à distância; Processos de aprendizagem; Desenvolvimento curricular.

Biografia do Autor

Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM e professor do curso de Administração do ICSEZ/ UFAM.

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Publicado

2016-11-01