FATORES DE CREDIBILIDADE EM UM PRÊMIO DE DESIGN: Premiação Design for a Better World
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-206
Resumo
A disponibilidade de premiações de design no Brasil, assim como no exterior, tem aumentado significativamente, sendo uma oportunidade para, com a obtenção de prêmios, empresas e designers promoverem novos produtos e serviços, inovadores e de qualidade. As premiações atendem distintas categorias e áreas de atuação do design, com critérios de avaliação e premiações próprias. Dentro desse cenário este estudo visa fazer uma reflexão sobre a credibilidade e transparência dessas premiações. Através do estudo de caso do prêmio Design For a Better World, sediado em Curitiba e que em sua 4ª edição vem se consolidando no cenário brasileiro, foi proposta uma análise e reflexão sobre a construção dessa credibilidade. Questões como a organização, transparência na condução, critérios de avaliação e julgamento, rotatividade e imparcialidade do corpo de jurados, visibilidade e premiação oferecida, serviram de evidências para a avaliação e validação da construção da credibilidade dessa premiação.
Palavras-Chave: prêmios de design; prêmios internacionais de design; promoção do design.