TEXTURAS COMO ESTRATÉGIA DE DESIGN INCLUSIVO PARA A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTADA (CAA).
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-80
Resumo
Este artigo apresenta parâmetros projetuais para o desenvolvimento e aplicação de texturas como material inclusivo na Comunicação Alternativa e Aumentada (CAA) com crianças e jovens com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla-sensorial. A surdocegueira, uma deficiência complexa com diferentes níveis de comprometimento auditivo e visual, requer diversas modalidades de comunicação para facilitar conexões interpessoais. A Deficiência Múltipla-sensorial envolve a Deficiência Visual coexistindo com outras deficiências, distúrbios globais do desenvolvimento ou impedimentos de comunicação (Maia et al., 2013). Nesse contexto, a textura envolve a sensibilização de superfícies por meio de sinais gráficos, incisões e relevos (Del Curto et al., 2010). Focando na CAA em ambientes educacionais e de reabilitação, esta pesquisa estabelece base teórica para o desenvolvimento do design de texturas para uso específico com esse público. Esta pesquisa contribui para o avanço tecnologia assistiva e do design inclusivo, oferecendo insights valiosos para educadores, designers e profissionais.
Palavras-Chave: Design de texturas; Design Inclusivo; Comunicação Alternativa Aumentada.