USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS PROJETUAIS DE ESTUDANTES DE DESIGN: um levantamento a campo em Cursos de Graduação
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-436
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar como os estudantes de graduação em Design têm utilizado ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nas suas práticas projetuais. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa básica, de abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, segmentada em duas fases: (1) referencial teórico (2) levantamento a campo, com o apoio de um questionário online compartilhado com estudantes de instituições dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Trata-se de uma investigação inicial e preliminar, com número limitado de participantes, não correspondendo a toda a população de graduandos em Design. Contudo, esses resultados forneceram uma visão exploratória da problemática, apontando que, mesmo sendo um assunto
emergente, a utilização da IA em práticas projetuais já é uma atividade rotineira entre os estudantes, especialmente por meio de ferramentas como ChatGPT e Midjourney, utilizadas na automação de tarefas, aceleração de processos criativos, e geração de ideias.
Palavras-Chave: Inteligência Artificial; Design; Práticas projetuais; Graduação.