SEMEANDO ENGAJAMENTOS, ENRAIZANDO APRENDIZADOS: relato de pesquisa em design com o MST em Belém-Pará
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-76
Resumo
O artigo descreve a pesquisa em design em parceria com o MST em Belém-Pará, buscando integrar a pedagogia dos movimentos sociais com as práticas educativas em design. O projeto envolveu alunos, professores e profissionais em atividades no assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro. O objetivo foi explorar a integração das pedagogias do MST e do design, fortalecer alianças com movimentos sociais locais e inspirar diretrizes pedagógicas humanizadoras. Com revisão bibliográfica, intercâmbios, rodas de conversa e pesquisas de campo, o projeto buscou compreender as práticas formação política dos assentados. Os resultados destacaram a criação de espaços de trocas, fortalecimento de alianças e interesse de discentes em pesquisas com grupos sociais, promovendo a missão pedagógica da UFPA. A pesquisa evidenciou a importância de integrar pedagogias sociais e educativas em design para projetos mais contextualizados e engajados.
Palavras-Chave: design; movimentos sociais; pedagogias populares.