REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE (RGS) COMO ARTEFATO EDUCACIONAL INCLUSIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-75
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor o uso de Representações Gráficas de Síntese (RGS) - que são artefatos visuais destinados a facilitar a comunicação e o entendimento, como ferramenta no processo de inclusão escolar de crianças autistas, do Ensino Fundamental 1. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica narrativa buscando publicações sobre a relação de autistas e a linguagem visual. A luz da literatura, o artigo traz algumas abordagens de design inclusivo já testadas empiricamente com autistas, como a adaptação curricular baseada no Design Universal para Aprendizagem (DUA) e a intervenção Visualization and Verbalization (V/V), que se baseia na Teoria da Codificação Dupla (TCD). Após o levantamento bibliográfico, as leituras e sínteses originaram uma lista de habilidades específicas a ser usada como base para a análise dos objetivos e benefícios já propostos por Pacheco (2022) ao utilizar as RGS na Educação Básica. Como resultados preliminares, notou-se que o uso desse artefato pode beneficiar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar.
Palavras-Chave: design inclusivo; autismo; RGS e TEA.