RELAÇÕES ENTRE DESENHO E CRIATIVIDADE NO ENSINO DO DESIGN
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-74
Resumo
Este artigo explora a conexão entre ensino de desenho e o desenvolvimento de competências criativas para cursos de Design Produto em Instituições de Ensino Superior. Normalmente, a ênfase das disciplinas de desenho é colocada nas habilidades técnicas da representação gráfica. No entanto, este artigo propõe um novo quadro educacional que enfatiza o desenvolvimento de competências relacionadas à criatividade, usando o desenho como ferramenta fundamental. Baseando-se em duas pesquisas de doutorado e em seus respectivos trabalhos subsequentes, o artigo traça um paralelo entre os fundamentos do desenho e as competências indivíduo criativo. O objetivo final deste estudo é propor um framework para evidenciar como o ensino em desenho, quando combinado com competências criativas, pode atuar como uma ferramenta para reforçar e desenvolver a capacidade projetual. O artigo apresenta o primeiro desenho deste framework, discutindo as relações entre os conteúdos de desenho e as habilidades criativas e, em trabalhos futuros, visa propor aplicações práticas, como continuidade desta pesquisa.
Palavras-Chave: esboço; desenho; criatividade e processo criativo.