Prototipagem e Validação de um Aplicativo para Avaliação por Competências no Curso de Bacharelado em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense.
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-71
Resumo
Sendo parte de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, no Instituto Federal Fluminense, este trabalho objetiva relatar a experiência de produção de um protótipo de aplicativo para avaliação de competências no curso de Bacharelado em Design Gráfico do aludido Instituto, desde a concepção até a validação de tal produto educacional, cujo objetivo principal é possibilitar aos professores dinamizar os processos avaliativos e garantir a qualidade de aprendizagem. Nesse sentido, protótipo levou em consideração a necessidade uma ferramenta de auxílio ao professor no desempenho funções avaliativas de maneira eficaz e intuitiva, permitindo aos estudantes, além disso, verificar seu desempenho de forma transparente e objetiva com a intenção de mitigar a percepção de que a avaliação em Design Gráfico, curso criativo por natureza, dá-se puramente a partir de elementos da subjetividade docente.
Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Avaliação para competências; Bacharelado em Design Gráfico e Protótipo de aplicativo