PROPOSTA DE LISTAS DE VERIFICAÇÃO COM BASE NAS MELHORES PRÁTICAS DO DESIGN DE EXPERIÊNCIA PARA CRIAÇÃO E CONSUMO DE CURSO LIVRE EAD
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-70
Resumo
Com o avanço da transformação digital, as empresas começaram a perceber o quanto importante olhar para a experiência do usuário (UX) como um todo, e não somente no projeto de uma interface. O investimento em UX está cada vez maior e o retorno também. Com base neste cenário, o presente artigo recortou o tema no universo da EaD, educação à distância, cuja aprendizagem por meio do digital e uso da criatividade são grandes desafios na área de HCI, Interação Humano-Computador. Através da aplicação de uma abordagem metodológica de design centrado no humano, o artigo apresenta seis listas de verificação para ajudar no projeto da experiência para todos os perfis que estão relacionados com o lançamento, consumo e gestão de um curso livre online, com foco em facilitar para os perfis envolvidos: criador do curso, professor e aluno, e assim, aumentar padronização e a qualidade final do curso oferecido.
Palavras-Chave: UX - experiência do usuário; LX - experiência de aprendizagem; EaD - educação à distância.