PROJETOS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Formação integral através da disciplina Design, Sociedade e Cultura
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-69
Resumo
O artigo aborda a inserção de projetos de extensão educação superior, analisando a disciplina "Design, Sociedade e Cultura" em um curso superior de Design e Design Gráfico em Manaus. O objetivo é promover uma formação integral dos alunos e a inovação social através do design, alinhado à Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Utilizando metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos e Design Thinking, os alunos desenvolveram projetos focados na valorização dos povos originários brasileiros e no combate ao racismo. As atividades incluíram visita técnica, entrevistas, prototipagem e testes, resultando em materiais educativos para uma creche pública local. Os resultados mostraram maior engajamento dos alunos e desenvolvimento de habilidades críticas e de inovação, confirmando a eficácia da abordagem interdisciplinar e prática. Para a continuidade da pesquisa sugere-se a ampliação dessas metodologias para outras áreas e uma avaliação longitudinal dos impactos na formação dos alunos.
Palavras-Chave: design; educação; projeto de extensão e formação integral.