PANORAMA SOBRE O ENSINO DE ARTE PARA CURSOS DE DESIGN: um levantamento dos currículos de universidades públicas brasileiras

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-66

Autores

  • Marcele Cristiane Minozzo
  • Carol Calomeno

Resumo

A educação artística possibilita desenvolver aspectos cognitivos importantes para a aprendizagem, como sensibilidade e pensamento crítico, além de enriquecer o repertório visual, simbólico e conceitual, fundamentais para o processo criativo. No entanto, percebe-se uma redução no número de horas dedicadas ensino de Arte, tanto na educação básica quanto nos cursos de graduação em Design. O objetivo deste estudo é traçar um panorama sobre o ensino de Arte nos cursos de Design oferecidos pelas universidades públicas brasileiras. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental nas grades curriculares publicadas nos sites dos respectivos cursos, a fim de verificar carga horária, conteúdo programático e período em que essas disciplinas são oferecidas. Constatamos que, em geral, são ofertadas uma ou duas disciplinas obrigatórias, mais frequentemente com 60 horas por semestre, no início do curso, reforçando a ideia de que a Arte é basilar para a compreensão dos demais conteúdos do Design.

Palavras-Chave: Ensino do Design; Currículo; História da Arte.

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Publicado

2024-12-24