O PAPEL DO DESIGN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: música, dramatização e animações com cantigas de roda

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-65

Autores

  • Edson Nascimento Sales
  • Carina Santos Silveira
  • Suzi Maria Carvalho Mariño

Resumo

A partir do desenvolvimento tecnológico e científico, é possível perceber o surgimento de algumas necessidades humanas, enquanto outras entram em desuso. Assim, o ambiente educacional vivencia a necessidade de revisar estratégias educacionais para acompanhar rumos sociais. Discute-se sobre ensino, suas ferramentas e sua contribuição para formação dos aprendizes. A presente pesquisa traz uma revisão de literatura investigando como música - com recorte na cantiga roda - e dramatização podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas, explorando seus efeitos no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Propõem-se, em nível teórico, oportunidades de design para integrar princípios emocionais na elaboração de animações educacionais com cantigas de roda e orientar designers que atuam nesse tipo de projeto. As reflexões traçam conexões entre designers e educadores para desenvolver animações que potencializem o uso de cantigas de roda como ferramenta na educação infantil, mostrando o design como um potencial agente colaborador.

Palavras-Chave: design; animação educacional; cantiga de roda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24