O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO DO MESTRANDO EM DESIGN: um relato de experiência

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-63

Autores

  • RICARDO VIEIRA DE SOUSA
  • Ivana Marcia Oliveira Maia
  • ANA LUCIA ALEXANDRE DE OLIVEIRA ZANDOMENEGHI
  • Pablo Diego de Araújo Neves

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar as metodologias ativas desenvolvidas a partir do exercício do estágio em docência no curso de graduação em Design. O estágio foi viabilizado pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão (PPGDg/UFMA) e desenvolvido no componente curricular stágio em docência orientada. As atividades ocorreram na Universidade CEUMA, em São Luís-MA, no curso graduação em Design, entre 22 de abril e 06 de junho de 2024. O estudo destaca duas metodologias ativas: a primeira envolveu proposições reflexivas sobre problemas ergonômicos presentes em produtos do mercado, enquanto a segunda utilizou o pitch de vendas para estimular a criatividade dos estudantes na proposta de novas funções para os produtos escolhidos. O estágio constitui-se com uma experiência de grande relevância para a formação acadêmica profissional, oferecendo a oportunidade de vivenciar a sala de aula, aprimorar habilidades pedagógicas e desenvolver métodos de ensino.

Palavras-Chave: metodologias ativas; estágio em docência; relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24