O DESIGN COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES DE COMUNIDADES DE BAIXA-RENDA: aplicação de oficinas interdisciplinares
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-62
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de dados de uma abordagem metodológica interdisciplinar de design realizada pelo Núcleo de Estudo e Ação Mundo da Juventude (NEAM) na PUC-Rio. O trabalho de pesquisa teve como objetivo desenvolver habilidades técnicas e competências interpessoais em trinta jovens da favela da Rocinha e outras comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, preparando-os para o mercado de trabalho. A interdisciplinaridade foi utilizada para estimular a curiosidade e o aprendizado. O método incluiu três oficinas: Criatividade e Expressão, Criação de Personagens e Troia - Laboratório de Criação, seguidas de questionários para identificar as habilidades desenvolvidas e o impacto percebido pelos participantes. Com as respostas coletadas, foi feita uma análise exploratória dos dados utilizando a linguagem de programação Python, permitindo uma análise detalhada dos resultados. A pesquisa destaca a interação entre a Universidade e a comunidade, promovendo uma formação integral e interdisciplinar que também considera as habilidades interpessoais.
Palavras-Chave: interdisciplinaridade; design social; educação e análise de dados.