METODOLOGIA VISUAL: uma experiência didática no ensino de design de identidade visual

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-58

Autores

  • Óthon César Vasconcelos Silva
  • Hans da Nóbrega Waechter

Resumo

Projetos de design identidade visual são frequentes e de longa data na história do design. Mais do que isso, a relevância do design de identidade visual permanece firme mesmo com as constantes mudanças de formatos, mídias e plataformas em que o design é veiculado. Por possuir uma natureza de conteúdo abrangente, que consegue envolver diversas temáticas do design (cores, tipografia, design de superfície, design de embalagens, etc), o design de identidade visual acaba sendo tratado de maneira generalista, e menos técnica, nas produções bibliográficas. Este artigo traz um relato de ensino da disciplina "Metodologia Visual" que faz um apanhado de diferentes assuntos do design gráfico que possuem correlação com o universo do design de identidade visual e que são exercitados pelos alunos através 13 atividades. Cada atividade compõe uma parte de um todo projetual que, ao final, resulta em um projeto de design de identidade visual.

Palavras-Chave: identidade visual; metodologia; marcas e ensino de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24